Título
As melhores cascatas para visitar com a pequenada
As melhores cascatas para visitar com a pequenada
Faça sol ou faça chuva, uma coisa é certa: o nosso país tem muitas pérolas escondidas que convidam a banhos, na natureza. Se já ouviu falar de "banhos de floresta", podemos dizer-lhe que algumas destas cascatas permitem esse luxo.
A expressão vem do hábito japonês shinrin-yoku (shirin = banho, yoku = floresta), adotado por volta dos anos 80 e que consiste em caminhar em paraísos verdes para fugir da rotina, meditar e combater o stress do dia a dia. Depois de ler este artigo não vai pensar noutra coisa! Vista as crianças a rigor e refresque o corpo e a alma numa cascata a seu gosto.
Em pleno coração do Gerês, ficam as Cascatas do Tahiti, também conhecidas por Cascatas de Fecha de Barjas. Pergunte às crianças que rio é este, que deu origem a uma cascata com água mais amena do que as outras. A resposta certa é rio Arado! Para aqui chegar há caminhos de pedras, mas é preciso ter atenção ao piso - não se aconselha levar crianças ao colo. Devagar se vai ao longe. Assim que chegar, renda-se às águas transparentes e passe momentos inesquecíveis em família.
A paisagem protegida da Serra do Açor guarda a maravilhosa Cascata Fraga da Pena. Ao longo de uma fraga de xisto, a cascata cai de forma contínua, dando origem a uma relaxante piscina natural. Quer seja adepto de mergulhos ou prefira apenas molhar os pés, eis uma cascata que satisfaz todos os gostos. Encontre esta e outras cascatas na Serra do Açor, onde há pores do sol de aquecer o coração. E, se houver tempo, dê um saltinho a Piódão.
Não vai ser difícil convencer as crianças a chegar à Cascata do Mourão, bem perto da aldeia de Anços, em Sintra. O rio que dá origem a esta cascata é o rio Mourão, mas se ouvir "Lisandro" também não está incorreto, já que o rio Mourão é um dos afluentes do rio Lisandro. Procure a placa que assinala o percurso pedestre e mergulhe pela paisagem, enquanto a família caminha cerca de 400 metros. Encontrará a cascata num abrir e fechar de olhos!
Atenção caminhantes: não vale apanhar frutas dos pomares a caminho da Cascata do Salto do Prego! Esta é apenas uma das descobertas encantadoras de se fazer este trilho, que tem início numa estrada alcatroada. Basta seguir as indicações, depois de passar por uma ponte de madeira e seguir viagem. Na volta, vale a pena passar pela Aldeia do Sanguinho (planta endémica dos Açores) e dar a conhecer à pequenada as casas típicas e as quintas agrícolas nas redondezas.
E para terminar lançamos um desafio para os mais intrépidos. No Paul da Serra, na Ilha da Madeira, vai encontrar um trilho em direção à Levada das 25 Fontes. Chamamos-lhe desafio porque implica caminhar durante 3 horas, mas o caminho está assinalado por placas e o percurso é considerado fácil e acessível. Siga estas dicas para caminhar com as crianças e leve a família a explorar a vegetação e os encantos da Ilha da Madeira.
Encontre mais sugestões para ir a banhos nesta lista de praias fluviais por Portugal. Bons passeios!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos