Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 30 Out 25
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
    • Atividades
    my_location

    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO

    Nota Informativa

    Educação | Fonte: Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Aprender a ler através do Método Fonomímico: como nasceu, objetivos, princípios orientadores.

    O Método Fonomímico Paula Teles®, é um método fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito e intensivo e com monitorização sistemática dos resultados.

    Tem como objetivos a prevenção das dificuldades de leitura nas crianças de risco, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura, até à obtenção de uma leitura fluente e precisa, e o ensino da caliortografia.

    Foi elaborado com base nos resultados da investigação neurocientífica, no estudo da Dra. Paula Teles e experiência profissional, como professora e psicóloga educacional. Ao longo de mais de quatro décadas, tem exercido funções na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações de leitura e escrita.

    Este método propõe-se ser um contributo para a divulgação do conhecimento científico sobre a génese das dificuldades subjacentes à aquisição da leitura e escrita e apresentar estratégias de ensino facilitadoras destas aprendizagens. Permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de atividades multissensoriais, atrativas e motivadoras, em que a fundamentação e rigor científico estão sempre presentes, constituindo uma mais valia facilitadora desta aprendizagem.

    As crianças observam os desenhos de cada “animal-fonema”, ouvem e cantam as suas “histórias-cantilenas” e imitam os respetivos gestos. A realização destas atividades multissensoriais, metacognitivas e psicolinguistas, permite-lhes descobrir com prazer e entusiasmo a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, progredir nas competências da leitura e da escrita.

    Esta metodologia facilita a aprendizagem das crianças sem quaisquer dificuldades, que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e escrita, a crianças com perturbações fonológicas da linguagem e que apresentem indicadores de risco, e a crianças e jovens que já apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

    Os estudos realizados por diversos investigadores mostraram que os métodos multissensoriais, estruturados e cumulativos são a intervenção mais eficiente para todas as crianças, independentemente de terem, ou não, défices fonológicos (Broomfield & Combley, 1997; Snowling & Stackhouse, 1997; Kaufman, 2000; Stanovich, 1986; Henry, 2000; Shaywitz, 2003; Morais, 1997; Snowling, 2001).

    Artigo desenvolvido por, Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles.

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2016

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Halloween 2025: o que fazer com as crianças por todo o país?

    Leia este artigo ou tenha 7 anos de azar. (Brincadeirinha). Em Portugal, o Halloween celebra-se a rigor. Na…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Disfarces caseiros para mascarar os miúdos este Halloween

    O Halloween está a bater à porta... 🚪 Não se esqueça de preparar os doces ou, já sabe, vai levar com uma bela…
    • Sugestões
    • Em Casa
    • +1

    9 receitas para fazer no Halloween e dar no Doce ou Travessura!

    Se acha que não tem jeito para estas coisas, siga estas ideias tão fáceis que até uma múmia conseguia…
    • Sugestões
    • Em Casa
    • +1

    Halloween ou Pão por Deus?

    O Pão por Deus é uma tradição tipicamente portuguesa em que os miúdos vão de porta em porta pedir bolinhos,…
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Teatro infantil: Palco de Chocolate apresenta "Um tigre sem ricas" na rentrée

    A companhia de teatro infantil Palco de Chocolate é uma alegria para os mais novos. Os próximos espetáculos…
    • Lisboa
    M/1
    anos
    • Para Bebés
    • Ver
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Como abrir a escola à comunidade? Inspire-se nestes exemplos!

    De certeza que já ouviu falar de hortas comunitárias, jornais feitos por alunos, recolhas solidárias e outras…
    • Pais
    • +1

    Semana da Ciência e da Tecnologia: há ciência por todo o lado!

    3x3: curiosidade, descoberta e imaginação são três forças que movem o mundo e que a ciência transforma em…
    • Pais
    • +1

    O primeiro abraço sente-se na pele

    Os primeiros dias com um bebé são uma mistura de amor, descoberta e… mil dúvidas. Cada gesto da nova rotina…
    • Para Bebés
    • Em Casa
    • +2

    CriA.On: plataforma ajuda a crescer com competências digitais

    O digital acorda todos os dias com as crianças e com os adolescentes. Abre portas para aprender e criar, mas…
    • Pais
    • +2

    Como travar a miopia em crianças: reveja os conselhos do Doutor Hugo Rodrigues!

    Sabia que as crianças com pais míopes têm 50% de probabilidade de desenvolver miopia? E que o problema tende…
    • Pais
    • +2

    O Afonso usou o código 30EVOURICOS e acertou em cheio nas aulas!

    Passamos demasiado tempo a pensar, corrigir, melhorar. E se parássemos para celebrar cada conquista, por mais…
    • Desconto EO
    • Pais
    • +1
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS