Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 30 Out 25
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
    • Atividades
    my_location

    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO

    Nota Informativa

    Educação | Fonte: Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Aprender a ler através do Método Fonomímico: como nasceu, objetivos, princípios orientadores.

    O Método Fonomímico Paula Teles®, é um método fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito e intensivo e com monitorização sistemática dos resultados.

    Tem como objetivos a prevenção das dificuldades de leitura nas crianças de risco, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura, até à obtenção de uma leitura fluente e precisa, e o ensino da caliortografia.

    Foi elaborado com base nos resultados da investigação neurocientífica, no estudo da Dra. Paula Teles e experiência profissional, como professora e psicóloga educacional. Ao longo de mais de quatro décadas, tem exercido funções na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações de leitura e escrita.

    Este método propõe-se ser um contributo para a divulgação do conhecimento científico sobre a génese das dificuldades subjacentes à aquisição da leitura e escrita e apresentar estratégias de ensino facilitadoras destas aprendizagens. Permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de atividades multissensoriais, atrativas e motivadoras, em que a fundamentação e rigor científico estão sempre presentes, constituindo uma mais valia facilitadora desta aprendizagem.

    As crianças observam os desenhos de cada “animal-fonema”, ouvem e cantam as suas “histórias-cantilenas” e imitam os respetivos gestos. A realização destas atividades multissensoriais, metacognitivas e psicolinguistas, permite-lhes descobrir com prazer e entusiasmo a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, progredir nas competências da leitura e da escrita.

    Esta metodologia facilita a aprendizagem das crianças sem quaisquer dificuldades, que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e escrita, a crianças com perturbações fonológicas da linguagem e que apresentem indicadores de risco, e a crianças e jovens que já apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

    Os estudos realizados por diversos investigadores mostraram que os métodos multissensoriais, estruturados e cumulativos são a intervenção mais eficiente para todas as crianças, independentemente de terem, ou não, défices fonológicos (Broomfield & Combley, 1997; Snowling & Stackhouse, 1997; Kaufman, 2000; Stanovich, 1986; Henry, 2000; Shaywitz, 2003; Morais, 1997; Snowling, 2001).

    Artigo desenvolvido por, Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles.

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    APRENDER A LER COM O MÉTODO FONOMÍMICO
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2016

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    Onde passear de bicicleta com os miúdos em Portugal?

    O nosso país é maravilhoso. Mas já o viu de bicicleta? Veja estas ideias para explorar a rede de ciclovias e…
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    E se houvesse um prompt para escolher atividades extracurriculares?

    Já lhe pediram “por favor” para manter ou adicionar atividades extracurriculares? O Estrelico ajuda a obter…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    10 Brincadeiras para crianças até aos 3 anos

    Quem tem bebés ou filhotes pequenos vai encontrar neste artigo várias brincadeiras para crianças até aos 3…
    • Para Bebés
    • Em Casa
    • +1

    5 coisas que os pais se esquecem… mas o nosso IA Estrelico não!

    Sabe aqueles lembretes de última hora quando achava que estava quase tudo pronto? Vamos ajudar a ter tudo no…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    Também lhe pode interessar

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    5 Lanches saudáveis para os miúdos levarem para a escola

    Na correria do dia a dia é, muitas vezes, difícil preparar lanches saudáveis para os mais pequenos levarem…
    • Pais
    • +2

    Estrelico: IA apoia as famílias no regresso às aulas

    A Estrelas & Ouriços, projeto de referência para famílias e escolas, apresenta a sua mais recente…
    • Pais
    • +1

    E se houvesse um prompt para escolher atividades extracurriculares?

    Já lhe pediram “por favor” para manter ou adicionar atividades extracurriculares? O Estrelico ajuda a obter…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    5 coisas que os pais se esquecem… mas o nosso IA Estrelico não!

    Sabe aqueles lembretes de última hora quando achava que estava quase tudo pronto? Vamos ajudar a ter tudo no…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    EKUI: uma metodologia de aprendizagem que cabe na palma da mão!

    Parece pequenino, mas faz uma diferença gigante na aprendizagem. O EKUI é uma metodologia de aprendizagem…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS