DIVERSÃO SOBRE RODAS

EO 2017 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider
  • slider

Quando viajamos em família durante horas e horas, é recomendável ter à mão alternativas para entreter os mais pequenos se queremos que o trajeto seja o mais agradável e seguro possível.

Chegaram finalmente as férias e queremos que a viagem até ao nosso destino seja confortável, segura e prazerosa. Ainda que pensemos que já temos tudo preparado, como o percurso escolhido, o horário em que nos lançamos à estrada ou a duração da viagem, o trajeto pode converter-se num verdadeiro inferno.

Um estudo realizado pela empresa de aluguer de carros Enterprise com pais e mães do Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Alemanha afirma que os mais pequenos demoram exatamente uma hora e 27 minutos a sentir-se entediados a bordo. Se queremos evitar que o "Já estamos quase a chegar?" ou o "Já chegámos?" se repitam um sem número de vezes, é importante ter várias alternativas disponíveis para entretê-los.

Numa viagem em família, o melhor é deixar a menor margem possível para a improvisação e programar tudo muito bem para que esta seja agradável para todos. Estarmos fechados num carro durante muitas horas pode complicar-se se os mais pequenos ficam inquietos e as suas queixas se transformem em possíveis distrações perigosas para quem conduz.

O mais importante é a nossa segurança: é necessário apertar bem os cintos de segurança e não movimentar-nos demasiado no assento enquanto o veículo está em movimento. Em questões de prevenção da segurança rodoviária não há desculpas aceitáveis, mas não se fique só em colocar o cinto. Na estrada ocorrem situações complicadas nas quais somos obrigados a travar abruptamente, por isso, o novo Ford Fiesta integra um sistema Auxiliar de Travagem de Emergência, uma ajuda valiosa neste tipo de circunstâncias. Por outro lado, há que ter em conta que, dependendo das suas idades e pesos, teriam que ir sentados nos seus próprios sistemas de retenção infantil. A Ford tem uma gama de cadeiras infantis RECARO para diferentes idades que vão desde os 13 kg aos 36 kg, mas a Young Sport pode ser ajustada segundo a idade, bem como o cinto de segurança integrado e os apoios de cabeça. Possui um sistema de bloqueio do cinto com um alarme que se ativa se este se solta.

Como já foi referido, sobre rodas o mais importante é a segurança, mas a comodidade e o entretenimento desempenham um papel importante nas viagens. O Novo Ford Fiesta inclui SYNC 3, um assistente virtual que permite reproduzir música, definir uma rota, ouvir as notícias ou efetuar chamadas, tudo isto apenas usando a voz. O ecrã de 8 polegadas, situado entre o condutor e o passageiro, permite ver a rota que estamos a percorrer.

Jogos e canções tradicionais, os melhores recursos

Ainda que a tecnologia tenha inundado as nossas vidas, alguns jogos tradicionais continuam a ser muito eficazes em viagens com crianças. Por exemplo, colocar as suas músicas favoritas costuma dar bons resultados. Também podemos experimentar jogar às adivinhas com os mais pequenos, sobretudo com o que vão vendo pela janelas, ou o tão conhecido "pedra, papel ou tesoura". Outro êxito garantido durante o trajeto é incluir na bagagem lápis de cor e livros para colorir.

Segundo um estudo realizado pela empresa de seguros Direct Seguros, 38% prefere cantar e ouvir música, por isso podemos preparar uma playlist que agrade a todos para não haver brigas. O SYNC 3 da Ford junta-se ao sistema B&O Play do Novo Fiesta, e a sua sonoridade melhorada, permite-vos ouvir na perfeição as vossas canções favoritas.

A tecnologia será a sua melhor aliada

Quando os mais pequenos se fartarem de uma canção ou já perderam a voz de tanto cantá-la, chega o momento de recorrer às consolas e videojogos. Segundo o estudo da Direct Seguros, 8% das crianças utiliza algum tipo de consola portátil ou videojogos durante as viagens de carro, e 14% prefere o entretenimento ou jogos infantis como o Stop que impliquem a participação de outras pessoas ou objetos. A interação com os outros ganha pontos em relação à tecnologia quando se trata de animar a viagem quando a fadiga começa a instalar-se. Os leitores de DVD Next Base Dual Screen da Frod incluem suporte fixo, controlo remoto, auscultadores sem fios, especialmente úteis se os restantes passageiros preferem descansar.

Tudo isto pode ser uma grande ajuda, mas também é recomendável fazer paragens regulares para esticar as pernas e comer algo. As férias são para descansar e uma viagem em família é sempre uma aventura divertida, mas só se for bem planeada. A ajuda dos recursos que estão ao nosso alcance fará com que o trajeto seja mais agradável.

Consulte as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para passeios em família.