UM EDIFÍCIO QUE É UM ESPANTO!

EO 2019 Região de LisboaMonumento
  • slider
  • slider

O edifício dos Paços do Concelho de Lisboa é visitável uma vez por mês (no primeiro domingo do mês). É lindo por fora e por dentro, está cheio de tesouros. É uma visita imperdível que ninguém vai esquecer.

A Praça do Município, em Lisboa, é um espaço cheio de história onde foi construído um dos edifícios mais bonitos da capital portuguesa, o dos Paços de Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. Uma vez por mês é possível visita-lo mas antes de entrar, vale a pena olhar com atenção para a sua lindíssima fachada. Chame a atenção às crianças, principalmente, para a varanda de onde foi proclamada a República, no dia 5 de Outubro de 1910. Mas a fachada é apenas um aperitivo para um interior ainda mais bonito.

A visita ao edifício é guiada, o que é uma mais-valia para se descobrir as histórias da História. Nada como alguém ir connosco para nos mostrar como apreciar ainda mais este edifício (as crianças tomam também mais atenção quando alguém lhes conta uma história). E o início da visita não podia começar em melhor local, na notável escadaria da entrada. Os mais pequenos vão pensar que estão mesmo a entrar num verdadeiro palácio do tempo dos reis e das princesas. Aliás, todo o edifício é cativante pela sua exuberância arquitetónica que vai deixando crescidos e pequenos de boca aberta e com dores de pescoço, tantas vezes é preciso olhar para os magníficos tetos como para o lindíssimo chão de mármore.

Se a escadaria surpreende pela beleza, o que dizer do Salão Nobre (o maior e mais rico do país) ou da Sala das Sessões Privadas? São divisões preciosamente ornamentadas com estuques trabalhados, relevos e pinturas murais. Chame a atenção aos mais pequenos principalmente para os tetos das várias divisões. Não é todos os dias que eles podem olhar para cima e ver obras de arte como estas, bem como as pinturas, algumas gigantes, que estão nas paredes também elas pintadas com muito gosto e beleza.

O edifício é, de facto, maravilhoso e ainda tem a componente histórica. É uma sensação estar tão perto de locais onde foram escritas importantes páginas da História de Portugal. Na visita ficamos a conhecer a célebre varanda onde foi proclamada a República e a bandeira da cidade de Lisboa e a sua ligação à lenda de S. Vicente, o patrono da cidade.

Terminada a visita, estamos em plena hora de almoço. As visitas começam às 11h