O MÉXICO REGRESSOU A MONSERRATE

EO 2018 Região de LisboaParque
  • slider

Seja verão, seja inverno, Sintra é um espaço maravilhoso. A sua rara beleza e a magia dos seus locais são um bom pretexto para um passeio. Hoje, a sugestão vai para o Parque e Palácio de Monserrate.

É um parque de rara beleza onde a variedade de árvores e plantas chega a deixar-nos confusos e perdemos a conta às variantes de verde que existem na Natureza. No outono e inverno o parque ganha ainda mais beleza com as cores das folhas e a água a escorrer pelas diversas cascatas e lagos. Só por isto vale a pena levar as crianças até lá para que elas vejam como existem locais tão diferentes dos espaços da cidade.

O Palácio de Monserrate, que exibe, na sua decoração, influências medievais e orientalizantes, é, com o Palácio da Pena, um dos mais importantes exemplos da arquitetura romântica em Portugal. Delicie-se com o seu magnífico fogão ou vá à biblioteca e imagine-se a viver nesta casa de conto de fadas.

No jardim, por entre árvores exóticas, cascatas e lagos, havia um Jardim do México que as inundações de 1983 deixaram em muito mau estado. Uma zona que reunia as espécies mais características da botânica daquele país. Mas, o Jardim foi recuperado e dá prazer andar por lá.

Divirta-se com os seus filhos nas “paisagens” mexicanas e imagine-se, com eles, a explorar uma floresta virgem onde até há uma casa em ruínas “engolida” pelo musgo e pelas árvores circundantes.

A fechar, nada como um lanchinho no aconchegante salão de chá junto ao palácio. Até parece que estamos em Inglaterra!