PATRIMÓNIO GEOLÓGICO A CÉU ABERTO

EO 2019 AroucaVisita2ª a Dom.: 9.30h-12h, 14h-17hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Para melhor compreender as rochas enigmáticas, que os populares apelidaram de Pedras Parideiras, e a dinâmica do Arouca Geopark, vale a pena visitar a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, em Arouca.

Este museu dedicado a um património geológico único no mundo: as pedras parideiras, pedras de origem granítica que, por ação de natureza geodinâmica, se soltam da rocha-mãe. Surge da recuperação de uma pequena casa, situada na aldeia da Castanheira - Serra da Freita, nas proximidades do afloramento rochoso conhecido popularmente como Pedras Parideiras, que representa um conjunto de 41 geossítios classificados pelo Arouca Geopark.

A Casa das Pedras Parideiras disponibiliza três áreas de visita: o centro de informação/divulgação turística do geossítio e do Arouca Geopark e mostra de produtos regionais; o auditório onde, numa viagem a 3D desde os primórdios da Terra até à atualidade da região, se podem desvendar os mistérios das rochas aqui encontradas; e a área exterior, que compreende um afloramento coberto e a céu aberto onde podem ser observadas as famosas Pedras Parideiras.