À DESCOBERTA DO MUSEU DO DINHEIRO

EO 2017 LisboaAtividades Para Escolas4ª, 5ª, 6ª: 10.30h, 14.30hM/60€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Venham visitar o Museu do Dinheiro que tem tantas histórias por contar!

Troco por trocas
Os jovens mercadores visitam o Museu inspirados pelas rotas mercantis dos séculos XIII a XVII e trazem novos conhecimentos para casa. De porto em porto, viajam por mares e oceanos em naus de brincar, à procura de novos produtos, de mercadorias exóticas! Que moedas utilizaram os mercadores portugueses? Dinheiros, ceitis, dobrões... O que negociavam no Oriente e como comunicavam? Será que o ouro era a sua maior riqueza?
Do 1º ao 3º ciclo

Museu do Dinheiro - Peças de referência
Visita orientada.
O percurso dá a conhecer as peças de referência da coleção, bem como os contextos e as histórias que estes objetos encerram.
Todos os níveis de ensino

As rotas do comércio: do mediterrâneo a olisipo
Visita oficina.
Uma visita que revela moedas romanas, os produtos que eram trocados e as ânforas que os transportavam.
Todos os níveis de ensino

O tempo narrado pela arqueologia
Visita oficina.
Com a ajuda de historiadores e arqueólogos, ficamos a saber o que é uma escavação arqueológica, onde e como se encontraram no subsolo deste edifício achados romanos, islâmicos, medievais e modernos, que contam mais de 1000 anos de história.
Todos os níveis de ensino

A Arte do Dinheiro
Visita orientada.
A iconografia das moedas e das notas reflete a cultura e arte de cada período e cultura, mas será o dinheiro um suporte artístico?
A partir do secundário

A História da Banca
Visita orientada.
Conhecer a atividade bancária a evolução do dinheiro. Créditos, depósitos, livranças, taxas de juro são conceitos que nos acompanham no quotidiano e que importa conhecer melhor.
3º ciclo e secundário

Muralha de D. Dinis
Visita orientada.
A muralha de D. Dinis, com 700 anos, é testemunha de episódios marcantes da ação de um rei e da história de Lisboa. Uma visita pelos areais do Tejo, com o som de gaivotas, feiras e naus ao fundo, para recordar a vocação marítima de “Lixboa”.
Todos os níveis de ensino

Reabilitação da antiga igreja de S. Julião
Visita orientada.
Conhece a história desta antiga igreja que mudou de quarteirão e chegou a ser casa-forte? Então venha saber mais!
2º ciclo ao secundário

Ânforas Imperiais
Visita orientada.
Na exposição Ânforas Imperiais revelam-se fragmentos de ânforas que falam do papel desempenhado por Olisipo nos circuitos comerciais da bacia do Mediterrâneo, mas sublinha-se também a importância da Dieta Mediterrânica, classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
2º ciclo ao secundário

Desenhos à Desgarrada
Visita oficina.
Linha, ponto e plano: o vocabulário do desenho explora-se numa oficina que pretende reunir experiências gráficas sobre o espaço arquitetónico e a coleção para criar, a partir deste, um outro lugar.
Todos os níveis de ensino

Quando a terra tremeu…
Visita oficina.
Certa manhã a terra tremeu, e o mar e o fogo engoliram a zona ribeirinha de Lisboa. A Baixa nunca mais foi a mesma… O que terá acontecido em 1755? Quem sobreviveu? O que se escreveu? Como se transformou a cidade?
Todos os níveis de ensino

Inscrições: 213 213 240 | E-mail