UNICEF: COVID-19 O QUE OS PAIS PRECISAM DE SABER

EO 2020 Saúde
  • slider

Saiba como proteger a si e as suas crianças, como se propaga o vírus, quais os sintomas, como pode evitar o risco de infeção, qual a melhor maneira de lavar as mãos e se deve usar máscara.

O Covid-19 foi descrito como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O que isso significa?

Caracterizar o Covid-19 como uma pandemia não é uma indicação de que o vírus se tornou mais mortal. É sim um reconhecimento da propagação geográfica da doença.

Como se propaga o Covid-19?
O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infetada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infeção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.
Esses sintomas são semelhantes aos da gripe ou de uma constipação comum, que são muito mais frequentes do que Covid-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem Covid-19.

É importante lembrar que as principais medidas de prevenção são as mesmas:
- Lavagem frequente das mãos e higiene respiratória (quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um cotovelo flexionado ou um lenço de papel e depois jogue fora o lenço de papel em uma lixeira que tenha tampa).
- Ainda não existe vacina contra o Covid-19 mas é importante manter suas vacinas e as das crianças atualizadas.

Como posso evitar o risco de infeção?
Aqui estão três precauções que toda a família pode tomar para evitar a infeção:
- Lavar as mãos com frequência usando água e sabão ou um desinfetante à base de álcool a 70%;
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um cotovelo flexionado ou lenço de papel, que deve ser jogado fora em lixeira com tampa;
- Evite contato próximo com qualquer pessoa que tenha sintomas de gripe ou constipação;

Qual é a melhor maneira de lavar as mãos corretamente?
Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente;
Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados;
Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, por pelo menos 20 segundos;
Passo 4: Enxague abundantemente com água corrente;
Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso único individual;
Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e depois de ter ido à casa de banho.

Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.

Devo usar uma máscara cirúrgica?
O uso de máscara cirúrgica é recomendado se tiver sintomas respiratórios (tosse ou espirro) para proteger os outros. Se não tiver nenhum sintoma, não há necessidade de usar uma máscara.

Atenção, o use de máscara não é suficiente para interromper as infeções e deve ser combinado com a lavagem frequente das mãos, ao cobrir a boca e o nariz quando espirrar e tossir, e evitando o contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de gripe ou constipação (tosse, espirro, febre).

Mantenha-se atento!

Fonte: Unicef