TUDO O QUE PRECISA PARA CUIDAR DA HIGIENE ORAL DE FORMA SUSTENTÁVEL

EO 2021 Saúde | Fonte: Jordan
  • slider

Para ser sustentável não basta fechar a torneira quando lava os dentes. Há mais práticas que devem ser tomadas. Não se preocupe, pode ser mais fácil do que parece, basta fazer pequenas alterações nas suas rotinas e escolher a dedo os produtos que entram em sua casa. E sim, comece pela escova de dentes!

Atualmente, vivemos numa sociedade de consumo em que pequenos aspetos da nossa rotina têm um impacto gigantesco na saúde do planeta. Um desses fatores é a forma como cuidamos e tratamos da nossa saúde e higiene oral – um costume que começa mal aparecem os primeiros dentes.

Comprar a escova de dentes, a pasta dentífrica e o flúor é um hábito tão comum que nem pensamos muito nele. Aliás, uma escova de dentes dura meses e só a compramos quando necessário, mas já parou para pensar que este produto, à semelhança de tantos outros disponíveis no mercado, é composto principalmente por plástico?

Por incrível que pareça, em Portugal, este produto tão “normal” do nosso quotidiano é descartado aos milhares por dia e aos milhões por ano. Se isto acontece num país de pequenas dimensões como o nosso, imagine estes números à escala global. São preocupantes.

Atenção, temos de ter em conta também a embalagem, o fio dental e as pastas dentífricas que são descartados ainda com maior regularidade devido a um ciclo de vida mais curto.

Sabia que grande parte das pastas de dentes possuem microesferas de plástico, que contribuem para a poluição da água? Ou que a maioria dos fios dentários são feitos de nylon, um produto que vem do petróleo e revestido com politetrafluortileno (um produto químico considerado cancerígeno)?

A NOSSA SAÚDE TAMBÉM ESTÁ EM JOGO
Que a saúde do ambiente é atacada pela nossa higiene oral, é percetível, mas sabia que também a sua saúde é colocada em risco diariamente? Produtos que não são amigos do planeta, dificilmente serão amigos do nosso corpo.

Grande parte da composição das pastas dentífricas é feita através de químicos, por isso o melhor é optar por pastas que tenham na sua maioria produtos naturais na composição.

Há três ingredientes presentes em produtos de higiene oral com os quais devemos ter cuidado: álcool; fluoreto; Sodium Saccharin.

OPÇÕES CONSCIENTES POR SI, POR TODOS
Começar pelo básico
Cada vez  aparecem mais alternativas sustentáveis e amigas da nossa saúde e do ambiente. É aqui que entra a Jordan. E em grande estilo! A coleção Green Clean da marca foi criada a pensar no futuro do planeta, mas sem comprometer a sua higiene oral. Com uma grande aposta na sustentabilidade, todos os materiais e ingredientes são cuidadosamente selecionados.



1. O primeiro passo para embarcar neste barco sustentável com a Jordan é abdicar das convencionais escovas de dentes. As escovas dentífricas Green Clean têm um cabo fabricado em plástico 100% reciclado e as cerdas são feitas de nylon de origem biológica, proveniente de plantas de ricinus communis (óleo de rícino) – uma fonte renovável.

A caixa da embalagem é feita de fibras de papel 100% recicladas, provenientes de produtos de papel, e a etiqueta de papel certificado. Esta escova está disponível para adultos e crianças, com cerdas suaves e médias, e em três cores diferentes.

2. De seguida, deixe para trás as pastas dentífricas habituais e conheça a pasta de dentes Green Clean com ingredientes 98% naturais e com uma embalagem composta por 50% de plástico reciclado. Este produto também foi feito a pensar nos mais novos, com uma opção para crianças.

3. O último passo, mas o primeiro para uma higiene oral completa, reside no fio dental. A Jordan não deixou de lado este acessório tão essencial e apresenta um produto composto por um cabo feito 100% de plástico reciclado e um fio dental feito de material vegan.

Conhecimento é a chave
O conhecimento é, sem dúvida, a melhor arma para ajudar a cuidar da saúde do ambiente. Saber que produtos usar e escolher é essencial para uma vida mais sustentável e deve ser um costume aplicado aos mais novos desde cedo.

O segredo? Leia sempre os rótulos de tudo o que consome e conheça as marcas que escolhe.

Assim, já tem tudo pronto para combater as cáries e a poluição! Dois inimigos improváveis que andam lado a lado. Chame os miúdos para, juntos, os derrotarem!

Com o apoio: