PROJETO SOLIDÁRIO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS

EO 2020 Saúde | Fonte: Aba
  • slider

O ABA – Análise Comportamental Aplicada, criou um projeto digital para ajudar as famílias portuguesas, durante a Pandemia do COVID-19.

Este apoio consiste na disponibilização gratuita de um chat ativo no site do ABA, que de 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h, tem uma equipa de psicólogos e analistas comportamentais a responder a todas as questões colocadas, de forma a ajudar as famílias e facilitar numa dinâmica positiva.

Para ajudar os pais a interpretar os comportamentos e atitudes dos seus filhos, o ABA - Análise Comportamental Aplicada disponibiliza também vários vídeos, que serão lançados duas vezes por semana, no site e na sua página de Facebook, com sugestões das melhores formas de reagir aos problemas com que são confrontados a nível comportamental e dicas como se deve proceder positivamente em família. Os vídeos farão uma abordagem do tema bilateral, sob o ponto de vista das crianças e dos pais, dirigindo-se à família como um todo.

Da equipa ABA fazem parte 30 profissionais da área de saúde e educação com as seguintes especialidades: Psicologia clínica e educacional, psicomotricidade, educação especial e análise comportamental. Todos os seus membros são formados na implementação de estratégias baseadas na análise comportamental aplicada. Com base em princípios básicos, o ABA promove uma mudança comportamental positiva em crianças e adultos, cujo objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e do seu meio envolvente.

Temas dos vídeos de apoio solidário
- As birras
- Intervenção em tempo de crise
- Apoio ao estudo
- Gestão de tempo: rotina quotidiana
- Atividade física
- Ansiedade infantil
- O medo
- Terrores noturnos, como gerir
- O sono
- Relação entre irmãos
- Dinâmica familiar / Gestão conflito
- Aborrecimento e Tédio
- Responsabilidade
- Autonomia
- Alimentação saudável
- Criatividade
- O Desacordo
- Vamos estimular a leitura
- Diversão com os números
- Ocupação do tempo livre
- Passar tempo em Família
- Depressão
- Lidar com a frustração
- Gestão de Tempo: há tempo para todos
- A tecnologia: amiga ou inimiga
- Teletrabalho
- Como dizer não!
- Sobrecarga de informação
- Como gerir o sentimento de culpa
- A impaciência
- Atenção dividida
- Expectativas falsas
- Saudades! O dia-a-dia diferente do que conhecemos.

Para mais informação visite: Site | Facebook