O RITUAL DO BANHO

EO 2020 Saúde | Fonte: Mustela

O banho é um momento privilegiado para o bebé. Conheça aqui alguns conselhos para o ritual do banho ao seu bebé.

A hora do banho é uma oportunidade de redescobrir as sensações experimentadas no útero da mãe. É um momento de relaxamento e de descobertas necessárias ao desenvolvimento sensorial. É ainda um ritual diário que promove a boa higiene da pele.

Siga alguns conselhos que podem facilitar a agilização do banho do seu bebé.

Antes do banho:
- Aqueça o banho entre 20 e 22°C.
- Encha a banheira com água a 37°C, usando o termómetro da banheira como guia.
- Coloque tudo o que precisa ao alcance, incluindo uma toalha, produtos de banho, hidratantes, fraldas e roupas limpas ou pijamas.

Durante o banho:
- Durante os primeiros meses, segure seu bebé colocando uma mão debaixo do pescoço e nos ombros e a outra mão debaixo do rabinho. Dessa forma, o bebé vai sentir-se seguro. A partir dos quatro ou cinco meses de idade, pode usar um assento de banho, se quiser.
- Se parecer difícil lavar o recém-nascido na água enquanto o segura, lave-o com sabão sobre o trocador e enxague-o na água.
- Quando o bebé aprender a sentar-se, pode soltá-lo na água. No entanto, nunca o deixe sozinho na banheira, não importa quantos anos tenha, mesmo que por alguns segundos e que haja apenas uma pequena quantidade de água.
- Deite algumas gotas de óleo de banho na banheira. Misture o óleo com a mão. Não há necessidade de enxaguar. Lembre-se, o óleo pode tornar o banho escorregadio.
- Use produtos de higiene sem sabão, feitos especialmente para a pele delicada do seu bebé. Se ele tiver pele seca, escolha um produto enriquecido com hidratantes protetores e nutritivos (produtos Cold Cream, por exemplo).
- A cada dois ou três dias, lave o cabelo e o couro cabeludo do bebé com um champô apropriado que não arda nos olhos. Para enxaguar os cabelos, use um copo, o regador de brinquedos, o chuveiro ou simplesmente as suas mãos - o que for mais confortável.

Depois do banho:
- Enrole rapidamente o bebé numa toalha e seque-o suavemente sem esfregar. Preste atenção especial às dobras da parte inferior e da pele (coxas, axilas, pescoço, pés, etc.).
- Hidrate a pele massajando todo o corpo com uma loção para o corpo ou um produto à base de creme frio, em caso de pele seca. Se tiver tempo, faça uma massagem mais longa ao bebé.
- Para deixar a pele do bebé delicadamente perfumada, pode aplicar um pouco de água no cabelo e no corpo.

Uma sugestão Mustela.