MELGAS E MOSQUITOS: TUDO O QUE PRECISA DE SABER PARA SE PROTEGER DA PRAGA DESTE VERÃO

EO 2021 Saúde | Sugestão: Jungle Formula
  • slider

Com o tempo quente, muitos são os animais que começam a aparecer com regularidade, mas há uns especialmente incomodativos! Para estar preparado para combater os mosquitos e as melgas este verão, conheça algumas curiosidades sobre estes insetos tão pequenos e saiba como se proteger.

Os mosquitos são aqueles animais minúsculos que não nos deixam dormir à noite e que teimam em “arruinar” qualquer viagem.

Apesar de, à primeira vista, parecerem inocentes, podem causar grandes danos à nossa saúde, mas já lá vamos. Primeiro, vamos conhecer a fundo estes pequenos, mas incomodativos insetos.

SR. MOSQUITO E O SEU CARTÃO DE CIDADÃO
Nome: Mosquito
Parentes: Da família Culicidae
Duração de vida: Sete dias
Tamanho: Cerca de 16 milímetros
Alimentação: Sangue
Habitação: Um pouco por todo o mundo, com exceção de regiões extremamente frias.
Regiões preferidas: Florestas, bosques, pântanos, lagos, relva alta e baldios húmidos.

4 CURIOSIDADES EXTRAS DE ZUMBIR OS OUVIDOS
1. Os mosquitos detetam os seres humanos e os animais através do odor corporal, calor e emissões de dióxido de carbono produzidas pela respiração.
2. Há um gene no ADN responsável pela existência de pessoas mais suscetíveis à picada de insetos do que outras.
3. O mosquito fêmea pica a pele do seu hospedeiro para retirar sangue, etapa necessária para a sua reprodução.
4. Os mosquitos normalmente alimentam-se à noite, desde o anoitecer até ao amanhecer, especialmente em ambientes quentes e húmidos.

FÉRIAS CÁ DENTRO, MAS SEMPRE COM O REPELENTE NA MALA

Os mosquitos podem ser, em alguns casos, extremamente perigosos para a nossa saúde e transmitir doenças como Malária, Febre da Dengue ou Febre amarela. Em Portugal, ainda não temos esse problema, mas isso não significa que não nos devamos preocupar em ficar longe destes pequenos insetos.

Mesmo numa viagem cá dentro, é importante estarmos protegidos, nem que seja para desfrutar de noites mais tranquilas ou evitar irritações cutâneas, que podem causar bastante desconforto.

Com o calor, os mosquitos atacam a generalidade do país, mas há zonas em que é preciso ter maior atenção e em que um repelente na mala faz toda a diferença.

Por exemplo, se decidir desfrutar da nossa bela Costa Vicentina, o anoitecer pode tornar-se um pesadelo, já que nesta zona abunda a presença de mosquitos. O mesmo se aplica ao resto da região alentejana e ao Algarve, especialmente junto a águas paradas, rios ou riachos.

Mesmo a norte, no interior do País ou numa escapadinha às cascatas do Gerês, estes insetos estão prontos para atacar: as temperaturas quentes do verão fazem com que fiquem mais ativos.

Por isso, levar o Jungle Formula na mala é a melhor solução para este verão!

MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR
Além do repelente, existem outras medidas que podem manter as melgas e os mosquitos afastados. Por exemplo, utilize roupas soltas e compridas para cobrir a maior parte do corpo e opte por cores claras.

CONTRA GRANDES MALES, GRANDES REMÉDIOS
Jungle Formula conta com várias soluções, com níveis de proteção e tempo de proteção diferentes para combater este pequeno grande inimigo. Tem 4 soluções diferentes.conta com várias soluções, com níveis de proteção e tempo de proteção diferentes para combater este pequeno grande inimigo. Tem 4 soluções diferentes.

O IRF® (Insect Repellent Factor®) é um indicador único para facilitar a escolha do repelente que necessita para se proteger de picadas de mosquitos e de outros insetos - para toda a família e em qualquer lugar. O IRF® varia entre 1 e 4, sendo o 1 a proteção mais baixa e o 4 a proteção máxima.

Para este verão Jungle Formula conta com duas fórmulas para umas férias em território nacional e confortáveis.

Com uma proteção IRF® 2, esta é uma proposta indicada e aconselhada para crianças. O novo Jungle Formula Spray Kids, com uma proteção até 6 horas* em apenas uma aplicação para crianças com mais de dois anos é a solução ideal para uso doméstico ou férias de curta distância.

Para os adultos, o melhor é optar pelos produtos com proteção IRF® 3, que também garante até seis horas de proteção. A sua formulação com 30% DEET oferece uma proteção forte.

Apesar de esta ser uma proteção forte, uma vez que os mosquitos são mais ativos ao anoitecer, uma segunda aplicação de Jungle Formula, ao final da tarde, é recomendada para maximizar eficácia de proteção!

Não há dúvida que os mosquitos são insetos que incomodam, especialmente os mais novos. Por isso, o melhor mesmo é, este verão, andar com a proteção no bolso, com uma fórmula extraída diretamente dos confins da selva – Jungle Formula.

Os produtos da gama Jungle Formula são biocidas. Utilize os biocidas com cuidado. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar.

*contra as espécies de mosquito mais comuns (espécies Culex). Para algumas espécies de mosquitos (tropicais) o tempo de proteção pode ser mais curto: em média 3 horas contra espécies Aedes (testado contra mosquitos da febre amarela) e 4 horas contra espécies Anopheles (testado contra mosquitos da malária). Fatores como altas temperaturas, humidade e transpiração podem influenciar a duração da proteção de todos os repelentes de insetos. Repita a aplicação após nadar, tomar banho ou quando a eficácia se reduz. Recomenda-se o uso de vestuário de modo a cobrir a pele e restringir o acesso a insetos.

Uma sugestão: