“EM CADA PESSOA COM ASPERGER HÁ UM TALENTO POR DESCOBRIR"

EO 2019 LisboaCampanha de Sensibilização
  • slider

A efeméride assinala-se a dia 18 de fevereiro e este ano a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) tem uma nova campanha de sensibilização.

No Dia Internacional de Síndrome de Asperger, a APSA desafia todos a ajudarem a descobrir o que está em cada pessoa portadora desta perturbação do espectro do autismo (PEA).

A nova campanha tem como principal objectivo promover a integração social das pessoas com a Síndrome de Asperger (SA), uma perturbação do espectro do autismo, dando a conhecer as capacidades e talentos que as pessoas com SA possuem.

Piedade Líbano Monteiro, presidente da APSA afirma: “mais do que assinalar este dia numa perspetiva de alerta para as dificuldades e barreiras que as pessoas com SA encontram na sociedade, importa-nos assinalá-lo pelas qualidades, capacidades e interesses que as pessoas com SA na realidade têm, envoltos em sentimentos de pura ingenuidade e humanidade  muitas vezes escondida”. E faz ainda o seguinte desafio: “ajuda-nos a descobrir o que está em cada pessoa com Síndrome de Asperger?”.

“Em cada pessoa com Asperger há um talento por descobrir” é o mote da campanha que pretende chamar à atenção para as capacidades e competências das pessoas com Síndrome de Asperger.

Estima-se que em Portugal existam mais de 40 mil pessoas com Síndrome de Asperger (SA), na sua maioria rapazes. A Síndrome de Asperger manifesta-se sobretudo por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, e o diagnóstico baseia-se num conjunto de critérios comportamentais, não existindo cura.