A EXPOSIÇÃO SOLAR – RISCOS E BENEFÍCIOS

EO 2021 Saúde | Sugestão: Mustela
  • slider
  • slider

Os riscos da exposição solar são um tema a que ninguém é indiferente. Utilizar um protetor adequado, fugir dos períodos de maior risco, manter os níveis de hidratação corporal, usar chapéu e óculos escuros… Cuidados essenciais que todos devemos ter em consideração aquando da exposição solar.

Mas o sol também faz bem (e muito) à nossa saúde!

AFINAL… O SOL FAZ BEM?
Um dos principais benefícios da exposição solar é a estimulação da produção de vitamina D, absolutamente fundamental no processo de absorção de cálcio e no metabolismo ósseo, contribuindo ainda para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Um outro ponto essencial da exposição solar prende-se com a estimulação da produção de endorfinas (também conhecidas por “hormonas da felicidade”), responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, para além de que uma adequada exposição à luz solar também contribui para regular o ritmo circadiano, ajudando a regular os sonos e a reduzir episódios de insónia.

Uma insuficiente exposição solar (especialmente nos meses de inverno) pode ser responsável pelo surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

MODERAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE
Mas, tal como diz o ditado, “não há bela sem senão”… Uma má gestão da exposição ao sol pode inverter o cenário e transformar-se numa fonte de problemas sérios, que podem mesmo degenerar em situações clínicas muito graves. Conhecer os benefícios e os riscos da exposição solar é indispensável!

OS EFEITOS NOCIVOS DO SOL
A pele é o maior órgão do nosso corpo e, simultaneamente, a mais danificada quando incorretamente exposta ao sol: queimaduras, alergias e fotoenvelhecimento são apenas alguns dos efeitos nocivos que podem surgir por uma exposição solar excessiva e/ou desprotegida.

A exposição aos raios UV (ultravioleta) pode causar, para além dos problemas relativamente imediatos, danos na pele de efeito cumulativo como: rugas finas e profundas, pigmentação irregular, manchas, tez amarelada e textura de pele coriácea e áspera e cancro de pele.

Embora haja maior vulnerabilidade por parte das pessoas de tez clara, a pele de qualquer indivíduo sofre alterações quando exposta ao sol de forma desadequada.

MAS NEM SÓ A PELE SOFRE COM A RADIAÇÃO SOLAR
Apesar de ser o órgão mais traumatizado, não é apenas a pele que sofre com exposição solar exagerada. Outras partes do corpo são atingidas de forma irreversível pela radiação solar.

Os olhos, por exemplo, podem sofrer lesões graves e levar ao desenvolvimento de doenças oculares severas. Como resultado da exposição à radiação, também a desidratação é um problema mais comum do que se possa imaginar e que pode chegar a ocasionar a morte.

DICAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS
- Evite a exposição nas horas de maior calor e procure a sombra entre as 11h e as 16h;
- Aplique protetor com fator de proteção elevado antes da exposição solar e reforce a cada 2h, ou sempre que necessário;
- Utilize protetor solar sempre, independentemente da curta duração do período de exposição e da nebulosidade do dia;
- Prefira um protetor com resistência à água, à areia e à transpiração, com proteção UVA, UVB e IV;
- Reforce a ingestão de líquidos;
- Utilize chapéu e óculos escuros com proteção UV;
- Consulte o índice ultravioleta nos dias em que vai para a praia e leve sempre guarda-sol;
- Se está a tomar algum tipo de medicação, pergunte ao seu médico se interfere com a sensibilidade à luz solar;
- Crianças pequenas não devem ser diretamente expostas ao sol e devem usar um protetor solar FPS 50+ sempre que saírem de casa.

CONFIE A SAÚDE DA SUA PELE AOS ESPECIALISTAS



Mustela® Solar oferece cuidados formulados com Perséose® de Abacate, um ativo natural patenteado de referência que preserva 80% das células estaminais face à radiação UV.
Conferindo uma proteção eficaz para toda a família e para todas as diferentes tipologias de pele, desde o nascimento, Mustela® Solar é uma gama especificamente adaptada à pele sensível, intolerante ao sol e com tendência atópica.

Um sistema fotoprotetor exclusivo que oferece uma tripla proteção muito elevada SPF 50+ UVA UVB IV, numa fórmula única SEM NANOPARTÍCULAS, sem efeito branco e que não mancha a roupa, com 0% perfume e de elevada resistência à água, à areia e à transpiração é a aposta certa.

MUSTELA®, cuidados naturais para toda a família, desde o nascimento, que respeitam o planeta e todos os tipos de pele.

Conheça mais AQUI sobre esta gama.

Sugestão: