UMA PEGADA NA ECOLOGIA - O QUE É A SUSTENTABILIDADE?

EO 2022 Opinião | Inês Loio, Psicóloga Clínica
  • slider

Cada vez mais se fala sobre sustentabilidade e estamos, hoje, mais conscientes do que nunca sobre o impacte que as nossas ações têm no planeta e nos outros.

Cada um de nós é responsável pelas suas ações e , como pais, temos a responsabilidade de sensibilizar as nossas crianças para o papel que cada um de nós desempenha no futuro de todos.

Mas afinal, o que é isto da sustentabilidade? Há várias definições do conceito de sustentabilidade. Talvez a mais conhecida seja, ainda, a presente no Relatório Our Common Future de 1987 que define a sustentabilidade como “a satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social”.

Mas, mais importante do que saber uma definição, talvez seja compreender que a sustentabilidade não diz respeito apenas ao ambiente e implica considerar os outros, agora e no futuro.

Para as crianças, esta definição terá pouco (ou nenhum) interesse. Podemos explicar, de uma forma lúdica e divertida, que as pequenas mudanças que fazemos no dia a dia ajudam a cuidar do planeta, de nós e dos outros.

Podemos pensar nos produtos que usamos e nas várias atividades e tarefas do nosso quotidiano e identificar pequenas alterações que podemos fazer de modo a tornarmos o nosso estilo de vida mais sustentável. O conceito de Pegada Ecológica (PE) pode ser muito útil para explorar, com as crianças o impacto, ou a marca, que o nosso consumo deixa. A PE permite medir, através de calculadores, o impacto do nosso consumo no dia a dia.

Como podemos ensinar de forma prática?
Uma forma lúdica de exploração conjunta de alguns aspetos da sustentabilidade pode ser feita através de jogos. O jogo “O meu dia: sustentabilidade em jogo”.

Neste jogo as crianças podem percorrer diferentes cenários e escolher vários produtos que utilizam ao longo do seu dia (ex. pasta de dentes). Para cada produto proposto são apresentadas três alternativas, cada uma delas com um valor de PE diferente (baixo, médio e alto).

Através da informação que é disponibilizada sobre cada um dos produtos que escolhem, as crianças poderão identificar de que modo as escolhas do dia a dia contribuem para aumentar ou diminuir a PE (por exemplo, o material e a forma das embalagens, o local de origem, os alimentos serem, ou não, da época).

Este jogo permite trabalhar com as crianças formas de intervenção no sentido da diminuição da PE inerente a escolhas quotidianas e, consequentemente, do seu impacte.

Vamos jogar?
Link aqui.

Inês Loio, Psicóloga Clínica


Mais informações: Site | Facebook