MATEMÁTICA: APRENDER ONLINE DE FORMA DIVERTIDA

EO 2020 Educação
  • slider

É muito importante que, durante esta quarentena, as crianças continuem a desenvolver as suas aptidões e a interagir com os números. Através de um conjunto de plataformas, vão poder aprender de maneira intuitiva e muito divertida.

A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajudando-os a estimular o raciocínio e a lógica, o pensamento crítico e abstrato. É uma linguagem universal que se encontra presente no nosso dia a dia, mesmo sem darmos por ela.

Quando pedimos aos nossos filhos para porem a mesa, vão utilizar a matemática para contar o número de pratos e talheres que precisam de colocar.

Quando lhes pedimos para dividirem a tablete de chocolate com os primos, vão utilizá-la para saber quantos quadradinhos ficam para cada um.

Através de um conjunto de plataformas, as crianças vão poder continuar a aprender de maneira intuitiva e muito divertida.


MATEMÁTICA ONLINE
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão oferecer uma educação gratuita, ajuda personalizada e de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Nesta plataforma, as crianças vão poder praticar matemática ao seu ritmo, solucionando primeiro as suas dificuldades de compreensão e depois avançando na aprendizagem.

O mesmo acontece no site da XtraMath, que com as suas aulas interativas, vídeos e app do telemóvel facilitam uma série de recursos para as crianças se sentirem confiantes e desenvolverem as suas aptidões matemáticas, fixando os conteúdos que vão aprendendo. Para usar estas plataformas basta registar-se facultando os seus dados e efetuando um login cada vez que quiser usufruir.

E aprender matemática a jogar jogos de computador, é possível? Com a Funbrain sim. Desde o ano da sua criação, esta plataforma gratuita é conhecida por disponibilizar uma grande variedade de jogos educativos para as crianças desenvolverem as suas habilidades. Na “Zona da Matemática” vão aprender a gostar dos números jogando baseball, fazendo corridas de carros, desafiando o monstro dos bolos…e muito mais!


Na plataforma Maths is Fun, também vai poder encontrar uma grande variedade de jogos e conteúdos didáticos gratuitos para as crianças aprenderem de forma agradável, intuitiva e divertida. Desde puzzles e enigmas a quebra-cabeças, não vão faltar opções para todos os gostos e necessidades.


Na Matific, uma plataforma educacional de matemática desenvolvida por especialistas em pedagogia, as crianças também têm a oportunidade de aprender brincando… mas não só! Com as atividades online que são disponibilizadas, os alunos são ensinados a resolver problemas e a desenvolver o pensamento crítico através de jogos, disponibilizando também fichas de trabalho, planos de aulas e claro, relatórios em tempo real.


A Prodigy, além de contar com conteúdos gratuitos para as crianças estudarem matemática, tem um blog com artigos para pais e filhos onde se dão uma série de conselhos, dicas e ferramentas para tornar esse estudo mais interativo e eficiente. Em ambos os sites, é necessário criar um registo para poder usufruir dos conteúdos didáticos.