LER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER: 5 BENEFÍCIOS E 5 DICAS

EO 2020 Educação
  • slider

Já pensou no que acontece no nosso cérebro quando lemos e, sobretudo, no das crianças? Podemos desenvolver capacidades que não vemos, mas de certeza sentimos e identificamos na prática, no nosso dia a dia. Se há uma coisa que é de graça e fácil de fazer, é pensar. A leitura proporciona-lhe grandes momentos de raciocínio.

De certeza que já ouviu fazer que a leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças, que desenvolve um raciocínio rápido, aumenta a capacidade de imaginação, melhora a escrita e muitas outras habilidades que de momento ficaríamos sem linhas suficientes para enumerar. Pois bem, mas vamos descobrir os seus principais benefícios e como podemos incentivar os mais pequenos a começar a ler o mais cedo possível, para mais tarde terem uma vida mais sadia e completa.

1. A leitura protege a mente hoje e no futuro
Segundo vários estudos, a leitura beneficia o funcionamento do cérebro e ajuda a proteger a saúde mental, podendo atrasar o surgimento de doenças neuro generativas e sintomas de demência e Alzheimer.

2. Um cérebro que lê, amplia as competências
Ler é uma forma desenvolver outras competências pessoais. A leitura melhora a escrita, enriquece o vocabulário, aumenta a capacidade de concentração, estimula a criatividade e auxilia na formação do sentido crítico (capacidade de reflexão sobre algo).

3. Ler é ginástica para a cabeça
Um estudo realizado na Universidade Emory, nos Estados Unidos, a 20 estudantes que liam diariamente, concluiu que ler afeta o nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivido determinados eventos. Ou seja, enquanto lemos estamos tão conectados com as ações que passamos a viver “cerebralmente” o que as personagens estão a fazer. Corremos, rimos, sonhamos, cantamos e talvez até dormimos.

4. Mais um livro, mais empatia
A empatia é uma capacidade que atualmente o mundo precisa. É basicamente a aptidão do ser humano de se colocar no lugar do outro, de compreender, de ser solidário com o seu próximo. Um estudo publicado na revista “Psychology Today” confirma que a leitura tem este efeito no leitor, pois quando estamos a ler estabelecemos uma ligação com a realidade do outro.

5. Uma página, menos ecrãs e mais sono
Alguns especialistas defendem que ler é uma maneira de dormir mais rápido, pois é uma atividade calma, relaxante, que faz a transição entre a correria diária e o sono. Os livros dão também sonhos excelentes, pois é comum que sonhemos com algo relacionado com o nosso dia a dia.

Dicas para incentivar a leitura nos mais novos
Os mais pequenos podem não gostar de ler no início, ou até ter uma aptidão nata para tal, mas há alguns truques que o poderão ajudar a incentivar o hábito de leitura nas crianças.

1. Construa um cantinho da leitura e tenha sempre livros em casa;
2. Adapte os livros de acordo com a faixa etários dos miúdos;
3. Use a tecnologia a favor dos livros, com áudio books e e-books;
4. Leve-os a conhecer livrarias e bibliotecas
5. Ofereça livros como presentes e seja um exemplo

Fomente o hábito de ler para os seus filhos
Através destas cinco dicas, da revista Pais & Filhos Brasil, encontre alguns truques que podem ajudar a desenvolver o hábito e o prazer de ler para os seus filhos. Não deixe que o cansaço aumente a atração dos mais novos pelos ecrãs.

1. Escolha uma história adequada à idade da criança. Quando mais elementos da história ela reconhecer, mais interessada vai ficar.
2. Antes de ler um livro, faça um pequeno ensaio, decorando as partes mais empolgantes. Depois, ao ler, use um tom teatral. Isso ajuda a captar a atenção da criança.
3. Quase todas as histórias fazem sonhar. Crie um certo clima no quarto. Por exemplo, baixe a luz, ponha almofadas no chão, etc.
4. Dê ritmo à narrativa; qualquer história precisa de ritmo. E faça um esforço para representar as personagens de forma diferente.
5. Acabe num ponto baixo da narrativa. Se parar abruptamente a criança pode ficar ansiosa pelo fim e isso atrapalha o seu sono.

Escolha na nossa secção de livros, o que o seu filho mais gosta e dê o primeiro passo – ofereça com muito amor!