FÉRIAS À VISTA... E AGORA?!

EO 2022 Opinião | Mónica Lemos, Psicóloga
  • slider

Queridos pais, avizinham-se tempos desafiantes em que os adultos se mantêm muito ocupados profissionalmente e os miúdos sem aulas, a precisarem de ocupar os seus dias, de preferência sem ficarem horas agarrados ao telemóvel ou em frente à TV!

Estes tempos são uma excelente oportunidade para desenvolver aquilo a que quem estuda o cérebro chama de funções executivas! Competências fundamentais para que as crianças cresçam bem equipadas em competências tão simples como tomar uma decisão, fazer uma escolha, gerir um conflito, planear e estabelecer metas!

Para isso é importante que as férias sejam um tempo diferente, mais flexível, com horários adaptados, isto para crianças a partir dos 3 anos. Atualmente, a oferta dá para todos os gostos: desde ateliers artísticos de pintura ou teatro, a semanas desportivas, passando pelas colónias de férias, muitas são as propostas que permitem explorar vocações escondidas e criar novos laços de amizade!

Além das propostas dos ATL muitas crianças têm o privilégio de ter os avós de braços abertos para os acolher durante uns dias, convidando-os a um maior contacto com a natureza ou à leitura dum livro sem pressas.

E, não esquecer: tempos sem planos, tempos de aborrecimento são também fundamentais para o crescimento…a criatividade nasce desse aborrecimento. E o mundo está a precisar muito de mentes criativas!

Mónica Lemos, Psicóloga