COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA

EO 2016 Educação | Fonte: Corpe
  • slider

De forma a reforçar as aquisições prévias necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita é importante para a criança compreender a renovação ciclíca do tempo.

Assim, estruture o seu discurso de forma a fazer referência às estações do ano, meses do ano, eventos (Natal, Carnaval, férias, etc) aproveitando, de igual modo, para desenvolver o vocabulário associado a estes temas.

Outra tarefa que também pode desenvolver com a criança é a elaboração do seu horário escolar, do horário de atividades extra escola ou do horário com um dia tipo. Estas tarefas devem ser realizadas em conjunto com o adulto e ajudam a criança, e a própria família, a organizar-se melhor.

Pode também fomentar o relato de eventos do quotidiano da criança assim como acontecimentos passados (festas, atividades de fim de semana, etc.) e conduzir o diálogo de forma estruturada e sequencial quer cronologicamente quer em termos de sucessão de acontecimentos.

A aquisição de uma agenda/calendário pode igualmente ser um importante estímulo para a organização e estruturação do dia-a-dia escolar e familiar. As principais datas de aniversário, os acontecimentos mais relevantes para a criança, os testes de avaliação escolar são alguns exemplos da utilidade prática deste tipo de material.

Nos seus trajetos de casa para a escola aproveite para estimular a observação do meio envolvente, realizar jogos de memória, jogos de palavras (listas de profissões, correspondência entre letras do alfabeto e nomes próprios, jogos de letras com as matrículas do carro - dar um nome a cada letra por exemplo, etc.).


Dra. Ana Rebelo;
Departamento: Educação Especial e Reabilitação.
CORPE - Centro de Observação e Reabilitação