COMO MOTIVAR OS FILHOS A ESTUDAR NA QUARENTENA?

EO 2020 Educação
  • slider

O estudo em casa pode ser um desafio e uma oportunidade. A chave do sucesso está em saber motivar as crianças e ajudá-las a reinventar o seu estudo.

O estudo em casa tem vindo a revelar-se um verdadeiro desafio, principalmente para os pais, que agora têm também um papel importante como professores e orientadores do estudo. Mas pode também revelar-se uma oportunidade para que as crianças descubram novas formas de estudar e aprendam a reinventar o seu estudo.

A questão essencial é: como motivá-las para isso?

A ansiedade e o stress causadas pela pandemia, muitas vezes pode fazer com que em casa exista uma certa tensão, da qual as crianças se apercebem e podem contribuir para a desmotivação tanto no estudo como noutros aspetos pessoais, deixando infiltrar alguma angústia e inquietação. Para travar isto, os pais podem pôr uma série de medidas que ajudem as crianças a manter-se motivadas no estudo e mais bem-dispostas durante o dia:
1. Seguir uma rotina.
Fazer um horário é imprescindível para as crianças não se sentirem perdidas e perceberem que podem intercalar o tempo de estudo com as brincadeiras e o tempo de lazer. Deve ser bem estruturado, mas flexível, caso seja necessário. No horário é importante estabelecer também um tempo para atividades de leitura e jogos em família.

2. Mostrar-lhes que existem várias oportunidades
Pode ser uma boa altura para mostrar às crianças que não se aprende só com os livros de estudo e com as tarefas mecânicas, mas que existem outros meios muito divertidos e interessantes de aprender, como pintar, ler, jogos online de matemática ou ciências, fazer desafios de escrita criativa, ou até desporto em casa.

3. Tirar a pressão
Tentar não pressionar as crianças para cumprirem todas as tarefas e trabalhos que os professores mandam no tempo que estipulámos para elas. Deixá-las ir ao seu ritmo, sabendo que as circunstâncias são muito diferentes e que os mais pequenos também têm necessidade de se adaptar.

4. Criar um ambiente agradável
É muito importante que o espaço onde as crianças estudam seja arejado, afastado de barulhos e com luz natural se possível. Se tiverem telemóvel e não necessitarem dele para as sessões de estudo, o melhor é não o terem ao lado para se distraírem o menos possível.

5. Relaxar antes de dormir
Depois do estudo, ajuda fazer uma sessão de alongamentos ou desporto em família, para gastar energias e relaxar. Uma história antes de dormir, com alguma mensagem bonita ou importante no final também pode ser uma excelente maneira de lhes proporcionar uma noite de sono tranquila e de lhes ensinar mais alguma coisa antes de terminar o dia.