CINCO DICAS PARA ALIVIAR AS DORES DE DENTES DOS BÉBES

EO 2018 Sugestões
  • slider

São a causa de grande sofrimento para os bebés e de muitas noites mal dormidas para os pais. O que pode fazer para aliviar as dores de dentes do seu bebé?

Por volta dos 6 ou 8 meses de idade, começa a saga do nascimento dos primeiros dentes, a chamada dentição de leite. Depois, entre 5 e os 7 anos, essa dentição começa a dar lugar à dentição definitiva.

Durante este processo de nascimento dos dentes, a gengiva fica levemente inchada e vermelha, sendo frequente o aumento da quantidade de saliva. É a altura em que os bebés levam mais vezes as mãos e objetos à boca, perdem o apetite e têm alteração dos hábitos alimentares para além de estarem mais ansiosos, mais irritáveis e terem dificuldade em dormir. O que fazer para aliviar o desconforto da criança?

1. Mantenha uma atitude tranquila, confortando o seu filho de modo a que ele se sinta calmo e seguro.

2. Distraia-o com brinquedos ou atividades diferentes. Pode, também, aconchegá-lo ou embalá-lo.

3.Use um pano molhado. A aplicação de frio alivia a dor e diminui o inchaço, mas deve evitar-se um contacto prolongado de objetos gelados com a gengiva. Assim, utilize um pano molhado em água fria - deve ser resistente para não rasgar, macio para não magoar as gengivas, não deve largar pelo e o seu tamanho terá de ser suficientemente grande para não caber totalmente na boca do bebé, mas não demasiado comprido para dar a volta ao seu pescoço ou cabeça. O pano deve ser lavado com frequência para não haver contaminação bacteriana e/ou fúngica.

4. Recorra a mordedores, que podem ser colocados no frio e que se vendem nas farmácias.
Outras ferramentas para atacar o problema são chupetas, anéis de massagem gengival, luvas, colares de dentição, escovas de massajar gengivas ou dedeiras de silicone com saliências que, além de massajarem, promovem a limpeza das gengivas e dentes.

5.Existem alguns medicamentos e produtos de aplicação local que podem ajudar a aliviar a dor nesta fase. Os produtos tópicos, normalmente em forma de gel, estão indicados para aliviar a dor local e promover a cicatrização da mucosa oral (necessária após o rompimento da gengiva).