6 IDEIAS PARA REVER VOCABULÁRIO EM INGLÊS

EO 2021 Educação | Fonte: British Council
  • slider

"Ai, está na ponta da língua...", "Como é que se diz…?", "Ora bolas, é que sabia perfeitamente…". Estes são alguns dos comentários que os professores de línguas ouvem dia após dia. Como docente, adoro observar como os estudantes aprendem vocabulário em inglês e o incorporam nas atividades orais e escritas. É fantástico, tanto para nós que ensinamos, como para quem aprende.

O que não é tão gratificante é aquela aula, talvez um mês mais tarde, na qual voltamos a falar sobre um tema semelhante e mencionamos aos alunos um termo específico que viram há algumas semanas atrás. E deparamo-nos com os sinais de exasperação citados acima ou, pior ainda, com expressões de esquecimento. Infelizmente, apesar da satisfação que os alunos possam sentir, adquirir novas palavras e expressões é apenas uma conquista a curto prazo.

Se, de facto, queres melhorar o teu nível, são necessárias técnicas para memorizares de forma eficaz o vocabulário em inglês. Seguem-se algumas sugestões que poderão ser úteis.

1. Tempestade de ideias.
Pensar em palavras organizadas por categorias pode não ser a forma mais natural de descobrir novos termos, mas pode ser algo muito benéfico para rever o vocabulário em inglês. Normalmente, os estudantes acham mais fácil responder a uma pergunta do género "Que palavras conheço relacionadas com Finance?" do que à pergunta "Que palavras novas aprendi no mês passado?".

O método é simples: escolhe uma categoria e durante 90 segundos regista todas as palavras e expressões que te lembres relacionadas com esse tema. Assim, na categoria Computers, teríamos: save, delete, file, spreadsheet, etc. Esta atividade pode ser realizada individualmente ou competindo com um amigo. Geralmente, recomendo aos meus alunos de nível superior que atribuam pontos extra às palavras mais difíceis ou específicas. Precisas de ideias sobre categorias de vocabulário em inglês? Encontrarás muitas aqui.

2. Aplicações para a aprendizagem de idiomas.
Existem inúmeras aplicações, cada uma com as suas próprias vantagens. Anki, Memrise e Quizlet foram uma grande ajuda para alguns dos meus estudantes, principalmente nos níveis inferiores. No entanto, no que toca à revisão a maioria dos professores provavelmente considera que o Kahoot é a melhor opção. Através do teu computador, acede ao sítio Web e ao kahoot que pretendes rever.

No ecrã verás perguntas com várias respostas possíveis; estas opções aparecem simultaneamente no ecrã do teu dispositivo móvel, para que possas marcar a opção correta. O facto de as respostas serem selecionadas através do telemóvel significa que os estudantes podem competir com os colegas como parte de um jogo interativo muito divertido.

Outra possibilidade é jogar individualmente e tentar melhorar a pontuação anterior. Se quiseres rever vocabulário específico, podes criar o teu próprio kahoot formulando as tuas perguntas. Se achares que isto requer muito tempo, podes procurar uma categoria de vocabulário e encontrarás uma série de perguntas já feitas. Cuidado: é muito viciante tanto para os jovens como para os adultos.

3. Mapas mentais.
É uma forma de aprofundar os diferentes níveis de cada categoria de vocabulário em inglês. Só precisas de escolher um tema, escrevê-lo dentro de um círculo, no centro, e dar asas à tua imaginação, dividindo as ideias em ramos principais e secundários. Por exemplo, na categoria Human Body, é possível distinguir primeiramente os elementos básicos: head, legs, arms, torso.

Depois, podemos subdividir cada um deles e continuar a subdividir os novos elementos resultantes (observa o diagrama). Ficarás surpreendido ao descobrir a quantidade de vocabulário que sabes sobre alguns temas. Podes fazê-lo com papel e caneta ou com a função SmartArt do Word do teu computador. Também podes utilizar uma das muitas aplicações e sítios Web gratuitos dedicados aos mapas mentais.

4. Passatempos.
Quer sejas daqueles que fazem as palavras cruzadas do jornal todos os dias ou não, não há dúvida de que os passatempos são uma excelente maneira de treinares a tua memória. Mais uma vez, obrigam-te a pensar no vocabulário em inglês por categorias. Para a preparação de exames, Cambridge oferece um PDF excelente com atividades sobre todo o tipo de temas, desde a arte até aos desportos, entre muitos outros. Podes imprimi-lo e terás exercícios para várias semanas.

Se não gostas de imprimir, encontrarás inúmeras sopas de letras online, geralmente organizadas por temas (mas antes de resolvê-las tenta não olhar para as palavras que deves procurar!). Também podes experimentar os jogos de LearnEnglish para teres a certeza de que sabes o significado exato do vocabulário em inglês que estudaste.

5. Tradução.
Os estudantes de nível superior têm a oportunidade de rever e testar os seus conhecimentos em áreas específicas, traduzindo conferências e músicas online. TED.com inclui uma página designada "Topics" com ligações a conferências sobre uma grande variedade de temas.

Vamos imaginar que quero rever o vocabulário em inglês sobre Technology. Se clicar neste tema e escolher, por exemplo, a incrível apresentação de Pranav Mistry, "The thrilling potential of SixthSense technology", posso clicar na opção "Transcript" e aceder ao texto traduzido em português, selecionar vários parágrafos e começar a traduzi-los de volta para o inglês original. No final de cada parágrafo, posso ouvir a conferência e verificar se a minha tradução é mais ou menos precisa.

Não gostas das conferências TED? Experimenta fazer o mesmo com músicas. Só tens de escolher uma música relacionada com a categoria que queres rever e pesquisar a sua letra num dos muitos sítios Web dedicados à tradução de músicas de inglês para português. Depois, traduz a música para inglês e ouve-a no YouTube para comprovares se fizeste um bom trabalho. É uma forma divertida de garantir que recordarás essas palavras durante muitos anos.

6. Desenha.
Se tens uma veia de talento artístico, representar palavras e expressões na forma de desenhos simples pode ser uma ótima solução para rever vocabulário. Através de uma pesquisa rápida por "illustrated idioms" no Google Images terás acesso a inúmeros exemplos que te servirão de inspiração.

Em vez de te sentares a memorizar listas de palavras e expressões, escolhe o vocabulário em inglês que de facto queres memorizar e elabora um simples esboço. Mas não escrevas nada no teu desenho, para que tenhas de pensar e relembrar a palavra ou expressão a que faz alusão da próxima vez que olhares para ele. Ou melhor ainda, utiliza uma ferramenta online de desenhos simples para elaborares a imagem: desta forma, poderás guardá-la e consultá-la de novo durante outras sessões de estudo futuras.

De qualquer das formas, tenta escolher um meio para rever o vocabulário em inglês que seja agradável para ti. Alguns especialistas afirmam que precisamos de ver ou ouvir uma palavra quarenta vezes (sim, quarenta!) antes de a aprendermos. Mas quem é que tem tempo para isso? Portanto, quer estejas a rever através de uma canção, uma aplicação ou uma imagem, torna o processo o mais divertido e interessante possível e verás que vais conseguir fixar esse vocabulário muito mais rapidamente.

Uma sugestão British Council.