MONTE SELVAGEM ACOLHE FAMÍLIA DE PRIMATAS RESGATADOS

EO 2020 Ambiente
  • slider

Monte Selvagem - Reserva Animal acolheu mais uma família de primatas, no âmbito do projecto de recolocação de animais resgatados, em colaboração com a AAP (Animal Advocacy and Protecction), uma organização europeia de bem-estar animal, com centros de resgate nos Países Baixos e em Espanha.

Uma família de cinco Macacos Esquilo (Saimiri sciureus e Saimiri boliviensis), espécies com a classificação “Pouco Preocupante”, segundo a IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza, no entanto, enfrentam ameaças como a destruição do seu habitat natural, a caça ilegal e a captura direta para comércio de animais de estimação.

A AAP opera em dois centros europeus especializados de resgate para animais exóticos necessitados. Animais confiscados a particulares, resgatados do comércio ilegal ou de circos, ou animais abandonados pelos proprietários.

Reabilita-os (tarefa levada a cabo por veterinários especializados, zootécnicos e biólogos do comportamento), e quando os animais são capazes de se sociabilizar em grupos e estão preparados para uma mudança para outra boa casa, procura-lhes alojamento permanente.

Enviando regularmente listas de animais AAP para recolocação, a centros de Conservação da Natureza como o Monte Selvagem, e logo que é mostrado interesse de algum por um ou mais animais, é trocada informação acerca das instalações que os vão receber, das características particulares dos animais, e dos planos para o seu realojamento.