DIA MUNDIAL DA ENERGIA: A IMPORTÂNCIA DE POUPAR

EO 2022 Sensibilização Ambiental | Apoio: Fundação Galp
  • slider

A 29 de maio, celebra-se o Dia Mundial de Energia. É cada vez mais urgente alertar para a necessidade de poupar energia, optando por alternativas renováveis. A boa notícia é que é possível implementar alterações nos nossos comportamentos do quotidiano que podem fazer uma grande diferença. Descubra o poder dos pequenos gestos.

Poupar energia tem inúmeros benefícios que vão muito além da carteira das famílias portuguesas.

Uma vida sem energia é uma vida no escuro. Como tal, o Dia Mundial da Energia foi criado com o intuito de alertar para a importância das pequenas ações e mobilizar as organizações e cada um de nós para a adoção de energias renováveis. Vamos celebrar a importância da energia ao poupá-la no dia a dia!

NO POUPAR ESTÁ O GANHO

1. Cuidado ao desligar as luzes
Apesar de desligar as luzes quando se sai da divisão ser um conselho que todos conhecem, há quem diga que se poupa mais energia deixando as luzes ligadas do que se estivermos sempre a acender e a apagar. Mas ligar e desligar a luz não acarreta consumos extra de energia. Mesmo que só deixemos a divisão por pouco minutos, é sempre importante apagar a luz.

2. Pré-aquecer a água antes de cozinhar
Utilizar um jarro elétrico para ferver água gasta menos energia do que fervê-la num fogão a gás. Na hora de cozinhar, é sempre bom pré-aquecer a água, antes de a colocar na panela. Acelera-se a confeção dos alimentos e o meio ambiente agradece.

3. Os benefícios do LED
Investir em lâmpadas LED tem vários benefícios. Embora sejam mais caras, utilizam menos 90% de energia, sendo importantes na poupança energética a longo prazo. Além disso, as lâmpadas LED têm uma vida útil que pode chegar às 50 mil horas, valor contrastante com as 2 mil associadas à lâmpada tradicional.

4. Estar atento às etiquetas
A poupança de energia deve ser um fator a ter em conta quando se compra um novo eletrodoméstico. Basta atentar nas etiquetas energéticas. Um aparelho com etiqueta A++ é mais eficiente e económico do que um que obtenha a classificação G, que se traduz em maiores gastos.

5. Mudanças em casa
Existem algumas técnicas decorativas que podemos optar em nossa casa para poupar energia. Ao pintar as paredes de cores claras, há uma maior reflexão de luz nas divisões, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Investir em boas cortinas e estores ajuda a manter o calor na habitação durante o inverno e a bloquear o sol durante o verão. Os aquecedores e ventoinhas podem ficar desligados!

POUPAR COM A GALP

Poupar energia está ao alcance de qualquer família. A Galp é a única empresa de energia portuguesa com uma oferta verdadeiramente integrada, que inclui todo o seu portfolio de produtos e serviços no mesmo plano.

Além de colocar a eletricidade, o gás natural ou propano canalizado, combustível, mobilidade elétrica, equipamentos e garrafas de gás num só plano, garante ainda serviços opcionais, que incluem assistência de avarias em casa e assistência à família.

Esta abordagem focada nas multi-energias não é apenas prática. Traduz-se, de igual modo, numa maior poupança ao fim do mês, planos à medida do cliente, vantagens com parceiros, gestão de todo o processo por parte da Galp e equipamentos adicionais à sua disposição.

Numa aposta assumida e ambiciosa da Galp de liderar a transição energética, a aposta também numa eletricidade cada vez mais verde.

A grande missão da Galp está em unir energias em prol de todas as famílias. Escolher o plano adequado à realidade de cada família, tendo presente bons hábitos no uso da energia, é um caminho fácil para a poupança no dia a dia. Conheça todas as vantagens dos planos multi-energias da Galp na sua página oficial.