CIDADE DE LISBOA COM ÁGUA PARA TODOS

EO 2022 Ambiente | Epal
  • slider
  • slider
  • slider

A capital portuguesa dispõe já de 30 bebedouros localizados em diversos locais da cidade e, no final de 2022, prevê-se a instalação de mais de 100! Com a sua conclusão, em 2023, Lisboa ficará dotada de uma rede com 200 bebedouros. Pronto para se refrescar?

O projeto “Rede de Bebedouros da cidade de Lisboa”, que foi alvo de um galardão “Prémios Verdes Visão+AdP” na edição deste ano, uma parceria EPAL, Câmara Municipal de Lisboa e GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, visa dotar a capital de uma rede de bebedouros mais modernos, inclusivos, com novas funcionalidades e preocupações com os animais.

Estes bebedouros permitem o livre acesso ao consumo de água da rede pública, de forma gratuita, higiénica e simples, contribuindo também para a sustentabilidade da cidade de Lisboa, para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e para minimizar o impacte das alterações climáticas na comunidade.

Que funções reúnem estes equipamentos urbanos preparados especialmente para o exterior? A do bebedouro tradicional, a do dispensador de água que permite fazer refill de garrafas pessoais reutilizáveis e um bebedouro para animais.

Esta proposta, a par de várias ações de sensibilização incluídas em inúmeros projetos desenvolvidos pela EPAL, e direcionados à Comunidade, pretende conduzir a uma mudança de comportamentos por parte de todos, no que se refere à preferência pelo consumo de água da torneira, a opção mais sustentável que todos devemos adotar.

Qualquer um destes novos bebedouros pode ser encontrado através da app gratuita H2O Quality que, funcionando por georreferenciação, permite aceder aos resultados da qualidade da água da torneira online, no ponto de consumo, e ajuda o utilizador a encontrar o caminho até ao bebedouro mais próximo.

Com o apoio: EPAL