ATITUDES POR UM AMBIENTE MAIS SAUDÁVEL

EO 2022 Ambiente | Epal
  • slider

É um dever de todos fazer um uso eficiente do recurso Água e proteger os recursos hídricos. Sabia que apenas algumas gotas de óleo alimentar podem contaminar milhões de litros de água? Conheça o projeto "Não vá ao engano. Lixo, não é no cano!", da EPAL e Águas do Vale do Tejo, e proteja o ambiente.

Está a chegar a altura de frequentarmos as praias, quer sejam as costeiras ou as fluviais, são espaços que devemos saber respeitar.

Mas, não é só quando estamos numa praia que podemos proteger os mares ou os cursos de água. A regra é simples: não poluir! As atitudes corretas começam em casa, não colocando indevidamente resíduos no esgoto.

Há que evitar os entupimentos da rede e não causar dificuldades nos processos de tratamento das águas residuais nas Estações de Tratamento. Quando colocamos os resíduos produzidos no caixote do lixo, estamos a contribuir para a manutenção dos equipamentos usados no tratamento das águas residuais e, consequentemente, para a devolução de uma água com maior qualidade ao meio ambiente.

A campanha “Não vá ao engano. Lixo não é no cano!”, recentemente lançada pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo, tem como objetivo alertar para uma imprescindível mudança de comportamentos. Um dos comportamentos a adotar, urgentemente, é o de não deitar lixo no chão, por exemplo. Os resíduos deitados no chão acabam em sarjetas e sumidouros e terminam a sua infeliz viagem nas linhas de Água.

Este ano, todos devemos contribuir para usufruir dos tempos de lazer em ambientes limpos e saudáveis.

Saiba o que não deve ir deitar para o cano e proteja o Ambiente:

1. Pensos rápidos
2. Algodão
3. Esfregões
4. Restos de comida
5. Fraldas
6. Toalhitas
7. Sacos de plástico
8. Restos de tinta e diluentes
9. Óleo alimentar
10. Máscaras
11. Cabelos
12. Cigarros
13. Cotonetes
14. Restos de medicamentos
15. Tampões e pensos higiénicos
16. Discos desmaquilhantes

Com o apoio: EPAL