8 DICAS SUSTENTÁVEIS PARA CONTINUAR A PROTEGER O AMBIENTE

EO 2020 Ambiente
  • slider

É possível continuar a proteger o ambiente estando sempre dentro de casa? A resposta é afirmativa e neste artigo explicamos-lhe como.

Ficar em casa é a frase que está na ordem do dia. Os pais a fazer teletrabalho, as crianças a estudar e a brincar. Isto implica mais refeições e por isso, mais tempo na cozinha. Todos consomem mais, os sacos de lixo multiplicam-se, as máquinas de roupa e loiça triplicam… E o resultado é, claro, uma maior quantidade de resíduos urbanos e um aumento do gasto de eletricidade, gás e água.

Mas então, será que é possível continuarmos a proteger o ambiente mesmo estando fechados em casa? Claro que sim! Dê uma vista de olhos nesta lista de dicas sustentáveis que pode considerar no período de quarentena:

Dica nº1
Sabia que cada vez que abre a torneira gasta entre 6 a 12 litros de água por minuto? Nesta fase em que é muito importante que lavemos as mãos várias vezes por dia, podemos ter mais atenção em fechar a torneira cada vez que desinfetamos ou ensaboamos as mãos. O mesmo acontece quando estamos a tomar banho.

Dica nº2
Podemos também ganhar o hábito de aproveitar a água que utilizamos para a lavagem de alimentos para regar as plantas, evitando o desperdício.

Dica nº3
Costuma lembrar-se de desligar os equipamentos que não estão a ser utilizados e as luzes dos espaços que não estão a ser ocupados? Tentar aproveitar a tarifa bi-horária para as lavagens de roupa e da loiça também pode ser uma boa solução para poupar na carteira e no ambiente.

Dica nº4
Mais tempo em casa, vai significar inevitavelmente uma maior produção de lixo. Podemos contribuir para a sua reciclagem colocando-os nos ecopontos corretos. É uma ótima altura para ensinar as crianças a reciclar!

Dica nº5
Estando a maior parte dos estabelecimentos encerrados, as compras a granel poderão ficar limitadas e é natural que tenhamos de recorrer a embalados. É importante evitar adquirir grandes quantidades de produtos, nomeadamente aqueles que são perecíveis, para evitar passar o prazo dos alimentos e o desperdício alimentar.

Dica nº6
Podemos reutilizar as embalagens dos produtos que compramos para, por um lado, guardar outros alimentos e por outro, fazer trabalhos manuais e projetos com as crianças.

Dica nº7
É muito importante tentarmos comprar apenas aquilo que é necessário, se possível optando pelas compras online e por produtos de origem nacional.

Dica nº8
O ideal é verificarmos o prazo de validade de todos os alimentos que compramos, evitando ultrapassá-los.  Podemos usar a nossa vertente mais criativa para arranjarmos maneiras de reutilizar as sobras alimentares para confecionar novas receitas.

Ficamos em casa, mas continuamos grandes amigos do ambiente!

Fonte: ECO