2020 É ANO BISSEXTO: SABE PORQUÊ?

EO 2019 Curiosidade
  • slider

A cada quatro anos o calendário ganha mais um dia. Fevereiro deixa de ter 28 dias para passar a ter 29, mas sabe explicar aos miúdos por que razão tal fenómeno acontece?

O ano bissexto consiste no ano em que o calendário tem 366 dias, um dia a mais do que os 365 habituais. Esse "dia extra" ocorre a cada quatro anos quando o mês de fevereiro passa de 28 dias para 29.

O objetivo é ajustar o calendário terrestre com a translação da Terra e com as estações do ano. Isto acontece, pois na realidade um ano não tem 365 dias, mas sim 365 dias, cinco horas e 48 minutos.

Ou seja, cada ano tem cerca de 365 dias e seis horas. Ao somar essas seis horas extras ao longo de quatro anos dá um total de 24 horas, um dia inteiro.

Desta forma, recupera-se o "dia em falta". Caso este acerto não fosse feito as estações do ano começariam a ficar irregulares, devido à falta de sincronização com a translação da Terra à volta do Sol.

Sabia que o mês de fevereiro foi escolhido pelos romanos por motivos supersticiosos. Acreditava-se que por ser o mês mais curto e, no calendário romano, o último mês, carregava conotações negativas.