UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO: UMA CAUSA DE TODOS

EO 2021
slider

Evitar o desperdício alimentar é uma necessidade urgente. Como conseguir fazê-lo diariamente é a questão que se coloca às famílias, que merecem todas as dicas possíveis para aderirem e se manterem nesta causa comunitária. A Estrelas & Ouriços posiciona-se ao lado do Movimento Unidos Contra o Desperdício, por um futuro mais sustentável.

O Unidos Contra o Desperdício é um movimento cívico e nacional, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar. Tem como objetivos: tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável.

O movimento nasceu de uma ideia de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, em setembro de 2020. Desde então, tem sido notória a sua conquista da atenção das empresas e o seu envolvimento em boas práticas. A Estrelas & Ouriços foi uma delas.

"É fundamental consciencializar as famílias para uma questão que está na base de grandes impactos para a sociedade, tanto ao nível económico, como social e ambiental”, defende Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços. “Sempre que encontramos uma entidade que trabalhe com seriedade valores que, promovidos em casa por cada família possam fazer a diferença, associamo-nos de imediato, numa comunicação prática e efetiva. Foi o que aconteceu aquando do convite do Unidos Contra o Desperdício”, acrescenta.

PLANEAR PARA NÃO DESPERDIÇAR

Sabia que, todos os anos, cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo é desperdiçado? Parece inacreditável, mas acontece - os dados são da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Há várias estratégias que se podem adotar para reduzir o desperdício de alimentos em casa:

- Planear as refeições da semana e fazer as compras de supermercado tendo em conta uma lista.
- Antes de ir às compras, verificar os armários e o frigorífico, para evitar comprar alimentos que já existam em casa;
- Dar prioridade aos alimentos que se estejam quase a estragar ou perto do fim do prazo de validade. Colocar os produtos perecíveis na parte da frente do frigorífico ou do armário, para que não fiquem esquecidos;
- Não servir no prato mais comida do que aquela que se consegue ingerir. Ajustar as porções consoante o apetite e a necessidades é essencial para evitar parte da refeição termine no lixo;
- Reaproveitar alimentos que se tenha cozinhado em excesso, adicionando-os a outros pratos.
- Congelar refeições extra que não se consiga consumir nos próximos dias.
- Congelar também os legumes e a fruta muito madura, não os armazenando em conjunto, uma vez que algumas frutas libertam gases que fazem com que os legumes amadureçam mais depressa;
- Numa ida ao restaurante, pedir para levar o resto da comida para casa. Nos buffets à discrição, evitar servir mais comida do que aquela que se consegue ingerir.

No site do Unidos Contra o Desperdício encontra estas informações e muitas outras, que ajudam a esclarecer questões como a data de validade dos produtos, nomeadamente se estes estão efetivamente “fora de prazo”, como evitar o desperdício na cozinha, com apps úteis ou ainda, formas de consumir com menos impacto.


Pub
Pub