HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR

EO 2021 Desafio Ambiental
  • slider

Tudo o que a Natureza nos oferece é um empréstimo e, por isso, a proteção e prevenção dos recursos marinhos são um esforço mútuo que a LIPOR entende como um ato de reciprocidade. Através, do novo projeto que visa a mudança de comportamentos e prevenção do lixo marinho.

Conscientes da reciprocidade que deve haver entre o Homem e a Natureza, a LIPOR e os seus Municípios Associados, em parceria com o IPDJ, lançam o projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, focados no mote “A Natureza dá-nos vida. E tu? O que lhe dás?”, com o objetivo de devolver à natureza o que a natureza nos empresta.

Sendo o Homem o principal agente causador dos problemas ambientais e o maior produtor de resíduos que, se não forem reciclados e devidamente tratados vão, inevitavelmente, parar aos rios, mares e oceanos, torna-se crucial consciencializar para o impacto negativo dos atos individuais, sensibilizar para a necessidade urgente de uma mudança de comportamento global e informar sobre as melhores práticas de preservação, sustentabilidade e gestão ambiental.

Tudo o que a Natureza nos oferece é um empréstimo e, por isso, a proteção e prevenção dos recursos marinhos são um esforço mútuo que a LIPOR entende como um ato de reciprocidade. Assim, o Projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” contempla um conjunto de ações que visam a sensibilização, informação e literacia dos Oceanos, tais como:

Guia de Boas Práticas, que já pode consultar, AQUI;
Ações de Formação para um Oceano Sustentável, com informação disponível, neste LINK;
Campanhas de sensibilização em praias
Corridas Limpa Praias (Ações de Plogging);
Exibição de curtas-metragens e debate sobre a temática;
Exposições
Visitas presenciais e virtuais ao Circuito Interpretativo do Trilho Ecológico da LIPOR;
Entre outras atividades.

Poderá acompanhar o projeto, AQUI.