O MARAVILHOSO TRIÂNGULO DE ESTREMOZ

EO 2019 AlentejoPasseio
  • slider
  • slider
  • slider

CONDIÇÕES ESPECIAIS
ESTRELAS e OURIÇOS

25% Desconto (Museu do Relógio)

Apresente esta página
Imprimir

Apresente esta página impressa para obter o desconto

O Alentejo é cada vez mais uma excelente opção para passeios em família.

No triângulo Estremoz-Évora-Vila Viçosa não faltam as planícies a perder de vista, as imagens surreais das pedreiras de mármore, as vinhas e o riquíssimo património histórico.

1. A planície alentejana leva-nos ao coração de uma das zonas mais bonitas do país. Seguindo até Estremoz, entramos numa cidade onde a história de Portugal tem algumas das páginas mais bonitas, escritas no tempo de D. Diniz e da rainha Santa Isabel. Logo à entrada de Estremoz, vale a pena parar o carro, sair e mostrar aos filhos a lindíssima vinha da Casa João Portugal Ramos. Explique-lhes que o ciclo do vinho começa ali, naquelas terras e naquelas castas de uvas. Aproveite e faça uma visita guiada. Os mais pequenos vão adorar ver todo o percurso até ao engarrafamento e rotulagem. No final, para os adultos, haverá ainda uma saborosa prova de vinhos.

2. Depois, é tempo de conhecer Estremoz, uma vila cujo centro histórico está dentro de um castelo. Subam à torre medieval que hoje é uma das pousadas de Portugal. Lindíssimo edifício, tal como a vista que se estende pelo horizonte. Vale a pena lembrar aos mais pequenos que foi nesse campo à frente do castelo que a Rainha Santa evitou que o filho e o neto se defrontassem numa batalha de morte. Uma visita ao templo onde a rainha morreu é obrigatória. Ali pode contar aos mais pequenos a lenda do milagre das rosas.

3. Frente à Igreja, fica o pequeno, mas muito rico, Museu Municipal, que também merece ser visitado, principalmente pelas imagens de barro que tem e pela sala dos tapetes de Arraiolos ou pela reconstituição do interior de uma casa alentejana antiga.

4. Para o almoço, os mais novos vão adorar a Mercearia Gadanha, no centro da vila, um local que vai deixar todos surpreendidos pelo espaço e pela oferta. Uma mercearia cheia de coisas boas num espaço moderno e gourmet.

5. À tarde, em poucos minutos, chega-se a Vila Viçosa. Aqui, a imponência do Paço Ducal impõe-se a tudo. Para os mais pequenos é uma verdadeira viagem ao tempo dos Reis e das princesas. Vão adorar ver os quartos, os berços dos príncipes, os lindíssimos e valiosos serviços de jantar, num palácio cheio de atrações. Mesmo ao lado, o castelo de Vila Viçosa merece também uma visita. E há muito para ver, como os Museus da Caça e de Arqueologia no interior da alcáçova.

6. Não saiam de Vila Viçosa sem ir ao Museu do Mármore, um museu muito intuitivo para as crianças, onde se pode tocar na pedra e ver todo o processo do seu polimento. Quando saírem, na estrada para Borba, vale a pena parar o carro junto às pedreiras de mármore para ver aquele espetáculo que são os cortes na terra e o profundo buraco com uma piscina de água no fundo. Depois de terem visitado o museu, todo aquele cenário faz sentido.

7. Borba, pequena cidade a escassos minutos de viagem, é um excelente ponto para dormir. Há vários turismos de habitação lindíssimos como, por exemplo, a Casa do Terreiro do Poço, no centro da cidade, ou a Casa de Borba. Boas opções para uma noite em família.

8. De manhã, e já com um fantástico pequeno-almoço no bucho, o destino é Évora. Claro que o Templo de Diana é de visita obrigatória, ou a Sé e o seu tesouro, mas para aligeirar o passeio, tem duas boas opções para preencher o dia; uma visita ao Museu do Brinquedo (só durante a semana) e outra ao polo do Museu do Relógio. São dois espaços ótimos para despertar a atenção dos mais novos, que vão adorar ver as várias coleções de brinquedos, essencialmente dos anos 40 e 50. Há brinquedos musicais, artesanais, de madeira e arame, soldadinhos, carrinhos e carretas, casas de bonecas e, ainda, um antigo comboio fascinante ainda em funcionamento. Peça para o ver a dar umas voltas e imagine-se a viajar pelo Alentejo. Boa Viagem!