O MARAVILHOSO PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS

EO 2016 Porto e NorteParque
slider

Há locais que nos fazem lembrar pequenos paraísos fora da confusão das cidades. Vinhais é um deles.

Em pleno Parque Natural de Montesinho, o Parque Biológico de Vinhais é uma excelente razão para fazer um fim de semana em família, junto da natureza. Um passeio verdadeiramente desintoxicante.

O encontro com a natureza dá-nos a oportunidade única de observar, no seu meio ambiente, muitos animais e descobrir a beleza da “verdura portuguesa”. Para os mais pequenos será, também, um momento de libertação da televisão, dos jogos de computador e dos espaços fechados dos seus quartos.

Em Vinhais, no Parque, coexistem  veados, javalis, raças autóctones de gado ou ainda a cabra-preta de Montesinho, o porco bísaro, a ovelha churra galega bragançana e ainda os simpáticos burros mirandeses. Uma verdadeira arca de Noé transmontana.

No percurso de pouco mais de um quilómetro que se faz no parque, fica-se a conhecer a flora e a fauna características do Parque Natural de Montesinho. Chegar à natureza com a ajuda interpretativa dos responsáveis do parque é muito mais que uma aula. Há também um percurso sinalizado que nos permite ir conhecendo as espécies que habitam aquela zona protegida.

Para as pausas de convívio e brincadeira, há zonas de merendas, perfeitas para um piquenique, e um parque infantil para as crianças se divertirem.

Vinhais também tem um Parque Verde de Artes e Ofícios. É um espaço que recorda o modo antigo de se viver no campo. Em várias cabanas pode-se observar vivências do tempo dos nossos avós como o lagar do azeite, o lagar do vinho, a eira, o forno e a cozinha tradicional, o cabanal, o tear, o pisão e a forja. É como se o tempo andasse para trás. Os mais pequenos nem desconfiavam que era assim que se trabalhava e produzia em Portugal há 50 anos atrás.

Depois da visita a este refúgio é natural que pequenos e grandes precisem de uma boa noite de descanso. A  Hospedaria do Parque, um solar  setecentista, oferece uma estadia muito confortável, mas outra alternativa são os bungalows de madeira ou a Casa do Guarda no Parque. Será uma noite inesquecível, a olhar as estrelas.

No dia seguinte não deixe Vinhais sem visitar o Museu de Arte Sacra, no Convento de São Francisco que é muito bonito. A pé, visite esta bela povoação, tão rica em património. Pelas ruas veja os solares, as igrejas, o pelourinho e o castelo… e o dia fica cheio.

Antes de voltar a casa, não se esqueçam!  Encher bem os pulmões e trazer para casa o ar puro da serra que puderem.

Bom passeio!

Pub
Pub