CONHECER AS MARAVILHAS DE PORTUGAL NUMA CARAVANA

EO 2020 Portugal | Passeio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Passear sem destino definido, a bordo de uma caravana, e ir descobrindo as maravilhas do nosso país, tem sido uma enriquecedora e memorável aventura em família nos últimos três anos. Privilegia-se o contacto com a natureza, a descoberta de novos locais e fomenta-se o espírito de família. Quem ainda não experimentou, aventure-se!

Há três anos que passamos uma semana de férias por ano numa autocaravana. O desejo já vinha de longe e esperamos que as nossas filhas tivessem 4 e 6 anos para nos lançarmos à aventura de conhecer Portugal com a casa às costas. Este ano, a opção férias em caravana fez ainda mais sentido. Queríamos desconfinar em segurança, de forma a garantir o distanciamento social e a usufruir das maravilhas do nosso país sem correr o risco de adoecer.

Sempre que partilhamos a nossa viagem, muitas famílias transmitem-nos o desejo de a concretizar também, mas desconhecem como. Este ano, este desejo foi ainda maior e a verdade é que a procura de caravanas disparou e muitos têm vontade de ir para fora cá dentro. Por isso, decidimos partilhar algumas dicas.
O primeiro conselho é que não vão com a viagem toda planeada e deixem uma margem de manobra para se surpreenderem com o que vão encontrando e recolherem sugestões dos habitantes locais. São eles, mais do que os guias e roteiros digitais, que conhecem as melhores praias fluviais, os locais mais bonitos para ver o por do sol ou o restaurante com a melhor comida. Habitualmente, escolhemos a região do país que queremos conhecer, recolhemos alguns pontos de referência e vamos construindo o percurso à medida que vamos andando. Fazemos trajetos curtos, para podermos embrenhar-nos melhor na região e também para poupar as crianças que se aborrecem em grandes distâncias.

VIAJAR AO SABOR DO MOMENTO, SEM LUGAR FIXO
O que nos cativa neste tipo de turismo é poder escolher na hora o local para pernoitar. Contudo, dormimos sempre em parques de caravanismo, ou seja, parques de estacionamento preparados para acolher autocaravanas, que podem ser gratuitos ou cobrar um pequeno contributo para ter acesso a água e eletricidade (a aplicação park4night é uma grande ajuda).

Optamos sempre por zonas naturais e com pouca gente, que nos permitam desfrutar das maravilhas do nosso país (que são imensas) num ambiente tranquilo e sereno. No primeiro ano escolhemos uma zona do Algarve, no segundo rumámos à zona centro do país em busca de praias fluviais, este ano fomos “desconfinar” para o Gerês.



UMA EXPERIÊNCIA DE SIMPLICIDADE E CONTACTO COM A NATUREZA
Somos uma família urbana, que vive perto da capital, mas virada para a natureza. Adoramos um mergulho no rio, um passeio de bicicleta, e graças a estas viagens temos conhecido sítios lindos, de enorme tranquilidade, que nos devolvem a serenidade e a paz. Acreditamos que proporcionar esta experiência de simplicidade às nossas filhas - durante uns dias vivemos todos com um pouco menos de espaço, de conforto, de bens materiais -, é também um ensinamento útil para a vida.



As refeições podem ser feitas na caravana, pois as carrinhas vêm equipadas com material de cozinha, mas nós preferimos fazer um piquenique ao almoço e ao jantar comer num restaurante. É uma forma de conhecer a gastronomia da região e também de fomentar a economia local, algo tão importante no contexto que atravessamos.
Quanto à caravana, as opções são imensas e algumas são autênticos hotéis de luxo. Procuramos sempre uma carrinha que assegure uma boa relação preço-qualidade, e desta vez acrescentámos a garantia Clean & Safe, o selo que assegura que está preparada para a pandemia da covid-19. A escolha deste ano foi para a Indie Campers, uma empresa nacional, das mais antigas, e que tem centenas de carrinhas espalhadas pela Europa.

A decoração da carrinha torna-a mais especial e única e confere-lhe um espírito mais aventureiro.

3 DICAS:
- Leve o menos bagagem possível. Imprescindível é o telemóvel, para descarregar apps úteis, a máquina fotográfica, o repelente e, claro, as máscaras e o desinfetante.
- Escolha os principais locais a visitar na região para onde vai. Mas não vá já com o trajeto todo pensado. E lembre-se que é impossível visitar tudo, há que fazer opções.

- Na escolha da carrinha, tenha em atenção que os extras têm sempre custos adicionais. Há caravanas para todos os preços.

Nesta altura de pandemia, o selo Clean & Safe é uma garantia importante.

Rita Carvalho