COM A CASA ÀS COSTAS

EO 2017 Todo o PaísPasseio
slider

E se um dia os pais chegassem a casa e dissessem que as férias iam ser diferentes? Como no filme do Robin Williams, “Com a casa às costas”?!

Para uns é uma questão de coragem, para outros é preciso gostar, para outros ainda, foi assunto em que nunca pensaram mas a simples ideia de fazer umas mini férias numa autocaravana, sem destino e hotéis marcados, parece ser uma ideia brilhante para quem quer fazer uma experiência que fica para a vida, que toda a família vai recordar e que cheira a aventura por todo o lado… e não fica assim tão caro.

Em Portugal, Ricardo Grijó trouxe a ideia da Nova Zelândia e montou uma empresa, a West Coast Campers, que pode facilitar a realização deste sonho aparentemente tão bizarro mas tão estranhamente normal que é o de andar por este Portugal lindíssimo a desfrutar de paisagens idílicas, nem sempre conhecidas, sem horários nem destinos pré-marcados. Sem pressas, ao ritmo da vontade dos moradores das autocaravanas da West Coast Campers, ainda por cima decoradas de forma lindíssima que até dá gosto. Para os mais pequenos não pode haver aventura maior numas férias: viajar, dormir, comer, tudo no mesmo espaço e a improvisar a todo o momento.

Para quem não está habituado ao auto caravanismo é como partir à descoberta de um mundo novo, cheio de peripécias, com certeza engraçadas e que poderão fazer a diferença num verão, numa ponte de feriados, ou numas férias de inverno. O conceito aplica-se a todo o ano e a todos os destinos. Claro que com o bom tempo parece ter mais graça mas um passeio em pleno Douro ou no Gerês, no outono, ou a Serra da Estrela, no inverno, são excelentes ideias para gozar três ou sete dias de férias inesquecíveis.

Com o sol, as praias são a alternativa por excelência. E Portugal tem costas maravilhosas. Para quem sai de Lisboa o difícil será escolher entre ficar pela Arrábida e atravessar até Troia e ficar-se pela Comporta ou seguir até mais a sul e ainda apanhar a Costa Vicentina. Para norte, até Aveiro, as falésias são de tirar a respiração; desde a Ericeira até à Foz do Arelho, Nazaré, passando por S. Martinho do Porto, ou para quem desce do Porto, toda a Costa de Prata, passando por Aveiro até à Figueira da Foz. Para quem optar pelas praias mais a norte, Viana do Castelo e Moledo chegam para não desejar procurar mais.

Mas quem tiver dificuldades na escolha, a West Coast Campers também tem sugestões e pode ajudar. No próprio site da empresa há ideias ótimas de passeios made in Portugal.

É uma forma completamente diferente de se conhecer o país, de um modo descontraído onde paramos e ficamos onde queremos ou onde os miúdos melhor se estão a sentir.

Mas há mais, prepare-se para a outra aventura dentro da aventura: o dia a dia numa autocaravana. Aqui está a parte mágica de umas férias como estas. Para o álbum de família ficarão muitas fotografias de momentos hilariantes ou insólitos de pessoas que nunca levaram para férias literalmente a casa às costas, ou melhor dizendo, a casa em cima de quatro rodas. Mas essa é mesmo a parte gira da coisa.

Quanto a custos, os preços são low cost, não muito acima do que se gastaria em hotéis e restaurantes num passeio mais tradicional.

Claro que também aqui há a época alta e a época baixa, pode-se sempre escolher a melhor altura tanto mais que com o habitual bom tempo que caracteriza o nosso país, não será por essa razão que um dia não estará com os netos à sua roda a contar o dia em que os pais deles foram de férias com a casa às costas.

Está lançado o desafio.

Boa viagem!

Pub
Pub