UM PARQUE ÚNICO NO PAÍS E NA EUROPA

EO 2021 Santa Maria da FeiraPasseio2ª a Dom.: 9.30h-18h; Sáb., Dom., Fer.: 10h-19h (jun. a Set.)M/03€ / 4€
slider

O Zoo de Lourosa é o único parque ornitológico português. Mesmo na Europa, há muito poucos. Fica em Santa Maria da Feira, na cidade de Lourosa, a 15 minutos do Porto. Esta é uma visita muito divertida, educativa e ótima para um dia bem passado em família, diferente da rotina e dos vícios do dia a dia.

No imaginário das crianças, num Zoológico é suposto haver elefantes, leões, macacos, girafas, etc. Por isso, na visita ao Zoo de Lourosa, é bom avisá-los logo de antemão que se trata de um parque um pouco diferente, mas igualmente surpreendente. Chama-se a isso um parque ornitológico, onde os seus habitantes são naturalmente aves - os únicos animais com penas à face do planeta! Há uma grande diversidade e, alguns, são muito exóticos. Vieram de vários locais do mundo.

O melhor é mesmo sublinhar que é um privilégio termos em Portugal um parque como este e despertá-los para a curiosidade de verem aves raras e bonitas. Sem dúvida que, no fim, todos vão adorar as araras, os papagaios e as catatuas, mas também as corujas, as cegonhas, as íbis e os calaus, bem como os turacos e kookaburras. Há também pavões, faisões, mutuns, pombos, rolas, pintadas e perus. E os flamingos? Quem não gosta? Encontramos ainda pelicanos, patos, gansos e cisnes, casuares, avestruzes, emas, nandus e muitas outras aves.  E se nesta lista há nomes que nada lhe dizem, então está na hora de ir até Lourosa.

O Zoo de Lourosa organiza muitas atividades que tornam a visita ainda mais atraente. Por exemplo, quem já viu flamingos a comer? Também se pode participar em atividades especialmente concebidas para dias especiais, seja o Dia da Mãe, o Dia dos Avós, o Halloween, ou o Jardim do Visitante, na primavera.

Mas a cereja no topo do bolo é o programa “Tratador por um dia”. Ou seja, para melhor conhecer as extraordinárias aves do Zoo de Lourosa e desfrutar de um melhor contacto com as mesmas. Nada como ser colega por um dia inteiro de um dos tratadores do jardim. Esta atividade é para os irmãos mais velhos. É preciso ter mais de 16 anos e estar preparado para um dia de muita ação, já que o trabalho de tratador não é fácil.

Novidades

As primeiras crias do ano!
Na sua próxima visita ao parque, já poderá conhecer as crias de papagaio-eclético e de ganso-do-egipto, e ainda observar muitas outras aves a nidificar, como sejam a avefria-militar, o ganso-comum, o turaco-de-face-branca e a coruja-de-lunetas.

Um espaço com exotismo, cor e alegria!
No Zoo de Lourosa vai conhecer algumas daquelas que são as aves mais interessantes do planeta. Além da exuberância e colorido das suas aves, o Zoo reabre portas vestido com a leveza e frescura da primavera. O circuito de visitação alegra-se com novos canteiros de flores, e as placas com a informação das espécies têm agora um novo layout, mais atrativo, e cuja leitura é ideal para se ficarem a conhecer melhor as aves que aqui habitam, ou ver respondidas algumas das curiosidades sobre as mesmas.

Os números do parque ornitológico são impressionantes: uma coleção de cerca de 500 exemplares de 150 espécies diferentes, distribuídas por 80 habitats de cativeiro. O parque tem uma das mais emblemáticas e representativas coleções de aves da Península Ibérica. Por outro lado, também mostra espécies dos cinco continentes, sendo um dos poucos equipamentos do género na Europa. Convencidos? Claro que sim!

ZOO DE LOUROSA

Rua do Parque - Santa Maria da Feira

Tel: 227 459 822

Pub
Pub