UM DIPLOMA PORTUGUÊS

EO 2016 Região de LisboaPasseio
  • slider
  • slider

Há um diploma no mundo que só em Portugal se consegue obter. Nos “Lusíadas”, Camões disse ser o ponto onde a Terra acaba e o mar começa.

O ponto de que Camões fala é o Cabo da Roca, ali para os lados da Malveira, a caminho de Sintra. Trata-se mesmo do ponto mais ocidental da Europa. Ou seja, depois deste extremo do continente europeu só há o imenso oceano Atlântico. O local é lindíssimo, mesmo indicado para uma pausa de fim de semana. Durante breves instantes sentimos aquela ligação à terra, à natureza e a tudo o que sensibiliza e enobrece.

Quando nos aproximamos do local, vindos da aldeia da Azóia, avista-se primeiro o farol, que lá está desde 1772, a 165 metros de altitude. Depois de parado o carro, o caminho faz-se a pé. É preciso ter cuidado e respeitar, ao máximo, os cordões de segurança, sobretudo com as crianças, que devem estar sob vigilância.

Perto da falésia está assinalado com um marco o ponto mais ocidental da Europa, lugar obrigatório para tirar a fotografia da praxe. Perca aqui alguns minutos com os mais pequenos apenas a desfrutarem da paisagem e do ar do mar. Fale-lhes do que foi a aventura da epopeia marítima dos portugueses. Eles que imaginem que do outro lado do mar, muito lá ao longe, está o Brasil e a América, e mais para sul, África.

Depois, no posto de turismo, a lembrança fica completa com a compra do tal diploma que só aqui se pode conquistar, o Diploma do Cabo da Roca, um documento lacrado que comprova que estivemos mesmo no ponto mais ocidental do continente europeu. É muito bonito e há em duas versões.


O Farol é a outra atração. Se estiver muito motivado a mostrar às crianças como é por dentro, marque uma visita ao farol através da Direção de Faróis ou do programa Ciência Viva.

Se fizer a visita pela manhã, não deixe de almoçar no restaurante o Moinho D. Quixote, poucos quilómetros à frente, na estrada para a Malveira. É quase mágica a vista do alto da varanda no jardim do restaurante. O local faz as delícias de pequenos e grandes. Apesar do moinho tipicamente português, a decoração do espaço remete para paragens mais tropicais. A não perder, mesmo que seja para um lanche à tarde… ver o por do sol ali é um verdadeiro espetáculo.



Posto de turismo do Cabo da Roca
219 280 081 | E-mail

Farol do Cabo da Roca
Direção de Faróis
214 461 660 / 214 410 193

Restaurante Moinho Dom Quixote
R. do Campo da Bola 1, Azoia - Cabo da Roca
219 292 523