PATRIMÓNIO E VIDA SELVAGEM EM MAFRA

EO 2021 Região de LisboaParque e Monumento
  • slider
  • slider
  • slider

Cada vez mais “perto” de Lisboa, apenas a 15 minutos pela autoestrada, a vila de Mafra apresenta o encanto do meio caminho entre a cidade e o campo. Oferece um conjunto de espaços para visitar e usufruir com as crianças, que podem constituir um dia agradável e variado entre o património e a Natureza. Este é um destino a visitar.

Em Mafra a joia da coroa é, claro, a magnífica Tapada Nacional de Mafra. Criada após a construção do Convento, como um parque para lazer e para a caça do monarca e da corte, a Tapada constitui hoje um património natural com características ímpares. Numa área de mais de oitocentos hectares, veados, gamos, javalis, raposas, aves de rapina e muitas outras espécies, coexistem num cenário de flora invulgarmente rica e diversificada.

Aqui, encontra também um Museu de Caça e um Museu de Carros de Tração Animal. No primeiro podem observar-se animais embalsamados de diferentes espécies, armas antigas e coleções de hastes de veado e de gamo. No segundo, uma coleção de carros, principalmente do séc. XIX, bem como interessantes apetrechos de equitação.

O melhor de visitar a Tapada numa visita pedestre, é que, se tiver sorte, o percurso é pontuado pelo aparecimento dos animais que aqui habitam.

Os visitantes têm ainda oportunidade de fazer outras atividades disponíveis como passeios de charrete ou de carro elétrico, mas tem de ter em atenção que os programas podem sofrer alterações mediante o estado de emergência que se atravessa. Se possível, faça um piquenique de almoço no Parque para aproveitar ao máximo este dia em plena natureza.

Para quem prefere complementar este passeio, com um pouco de história de Portugal, propomos antes que a tarde seja reservada para uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra. Mandado construir por D. João V, o Real Convento de Mafra é o mais importante monumento do barroco português.

O Palácio, com as suas diversas salas ricamente decoradas, faz as delícias das pequenas princesas, os príncipes encantam-se com a Sala de caça. Contudo o maior tesouro deste monumento é a biblioteca, com uma coleção de mais de 40 mil livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluindo uma primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.

Depois de visitar o monumento, tem mesmo ali ao lado, o Jardim do Cerco, muito agradável, com equipamentos infantis apelativos e diferentes e um parque de merendas muito simpático para um lanche em família, que merece uma visita.

Mais informações: Site | Facebook

Atenção: Os programas podem sofrer alterações mediante o estado de emergência que se atravessa devido à pandemia.