PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA: DO URBANO AO RURAL

EO 2016 Porto e NorteParque
  • slider

A revista "International Zoo News" aponta o Parque Biológico de Gaia como sendo "provavelmente o melhor zoo de Portugal".

No entanto, pode ler-se no site do Parque que este "não é uma reserva natural, nem um jardim zoológico, nem um jardim botânico, mas tem um pouco de tudo isso". Mas uma coisa é concerteza, o primeiro “Centro permanente de educação ambiental” do país e também por isso é tão especial e mereceu o nosso destaque para um dia bem passado em família.

Situado na periferia da cidade de Vila Nova de Gaia, nas freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, o Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros. Este espaço pretende-se um refúgio da memória do espaço rural, constituído por um conjunto de antigas quintas e moinhos que foram aproveitadas para mostrar parte do património natural e cultural do nosso país em profundo contraste com a envolvente urbana. Assim, além de exemplares animais muito interessantes, alguns deles raros, neste parque pode ainda usufruir de todo o enquadramento. O objetivo pedagógico do Parque é a compreensão da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura tradicional, usos e costumes, hidrografia, etc.).

Com quase três quilómetros de um percurso, pavimentado e sinalizado, o Parque apresenta, além do Centro de acolhimento ao visitante, áreas expositivas (“Moinhos e Alfaias” e “Da floresta tropical ao deserto”) um lago, viveiros de plantas e claro lontras, raposas, milhafres, cabras-bravas, javalis e texugos, entre muitos outros, que deliciam tanto os crescidos como os pequenos.

Para almoçar, pode optar pelo Parque de Merendas e comer entre a natureza, ou pelo restaurante existente no espaço do Parque. Neste último, o preço é em conta não ultrapassando os 5€.

O Parque promove regularmente uma série de atividades e ateliers de educação ambiental e de descoberta da natureza.

Nos dias estão mais longos o Parque só fecha às 20 horas, assim pode “esticar” o programa e, porque não pernoitar na hospedaria existente neste espaço? Esta apresenta 12 quartos e está preparada para pessoas individuais e para grupos, também aqui os preços também são “simpáticos”.


Nota: Se está de passagem pelo Porto e não tem onde ficar, conheça as vantagens que os hotéis Novotel têm para lhe oferecer. Clique Aqui