A BANHOS NUM DIA DE SOL

EO 2017 Porto e NorteMuseu
  • slider

Uma das praias mais bonitas para visitar a norte, é a Praia de Vila do Conde. A zona da marginal é um local ótimo para andar a pé, de bicicleta ou de patins. Ideal para toda a família se divertir.

Mas o passeio pode ser ainda mais rico com uma visita a um local fantástico e muito interessante que é o edifício da Alfândega Régia – Museu da Construção Naval. A visita inclui a entrada na réplica de uma nau quinhentista que está fundeada no porto. Lá dentro, grandes e pequenos vão sentir-se a bordo de uma caravela portuguesa, do tempo das Descobertas. Ninguém vai deixar de visitar os camarotes do piloto e do cartógrafo, ou quer dar uma ajuda aos marinheiros responsáveis pela cozinha e pela despensa do navio. Uma visita inesquecível!

À hora do almoço, com o sol a brilhar sobre o mar, nada mais repousante e descontraído do que uma refeição numa esplanada quase que feita de encomenda para a ocasião. Do outro lado do passeio da Praia Azul, num antigo lugar da seca do bacalhau, há um agradável restaurante, o Seca, ideal para uma refeição simples com o mar em fundo...

Pela tarde, conheça a pé a zona ribeirinha da cidade. Aproveite para visitar a Casa do Barco, um espaço moderno, muito interessante, no local dos antigos estaleiros de construção naval de madeira. Lá dentro, descubra com os mais pequenos a importância das pescas ou a réplica de uma embarcação de pesca tradicional - o gasoleiro – para além das tradições das comunidades marítimas e ainda alfaias do quotidiano dos pescadores.

Ao sair de Vila do Conde, vale a pena mostrar aos miúdos os 999 arcos do aqueduto do século XVIII, construído para levar água ao Convento de Santa Clara.

No fim, fica-nos a sensação de um dia bem passado junto ao mar... Melhor ainda no verão!