21 PROGRAMAS PARA FAZER EM 2021

EO 2021 Passeio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

2021 chega com um gosto amargo, pelo ano que passou, mas também com um cheirinho a esperança: por um ano diferente (para melhor), com novas conquistas, metas e oportunidades. Se 2020 foi sinónimo de ficar em casa, que 2021 seja igualmente tempo de estar em família, mas com mais passeios.

1. Apreciar a Natureza em tons de branco
Com o frio, não precisa de ir à Serra da Estrela para ver neve. Mais a norte, no Parque Natural de Montesinho, às portas de Bragança, com temperaturas mais baixas, a região também se pinta de branco. Além disso, pode observar a fauna e flora e explorar os trilhos com passeios a pé ou de BTT.

2. Dar ao pedal em linhas de comboio
Em Marvão, pode praticar uma modalidade inovadora, divertida e segura. Com o Rail Bike Marvão pedale sobre uma linha de comboio e mergulhe na beleza das paisagens do Parque Natural da Serra de São Mamede.

3. Andar pela Rota do Românico
No norte de Portugal, ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica. Esse património encontra-se estruturado na Rota do Românico - um conjunto de 58 monumentos. Uma excelente oportunidade para conhecer a região através deste percurso.

4. Descobrir as Aldeias de Xisto
A Rede das Aldeias de Xisto integra 27 aldeias localizadas entre Castelo Branco e Coimbra. Estes são lugares recheados de história e tradição, que conservam uma magia especial com casas típicas feitas de xisto, recuperadas nos últimos anos.

5. Partir à descoberta de uma ilha algarvia
A ilha do Farol é um dos lugares mais sossegados e belos para visitar na zona do Algarve. Para lá chegar, basta apanhar um ferry, na cidade de Olhão. Durante o caminho pode, ainda, apreciar o Parque Natural da Ria Formosa.

6. Subir ao ponto mais alto de Portugal
A ilha do Pico, nos Açores, é o ponto mais alto de Portugal com cerca de 2.350 metros de altitude. Para uma experiência única em terras lusitanas, a nossa proposta é subir até ao cume. A subida é cansativa, mas recompensada por paisagens deslumbrantes.

7. Usufruir das praias douradas da Madeira
Os nove quilómetros de areias finas e douradas fazem com que Porto Santo seja conhecido também por "Ilha Dourada", a sua imagem de marca. As águas cristalinas, azul-turquesa e amornadas tornam a praia um lugar único.

8. Viajar no tempo
Ao longo do nosso território, encontramos vestígios de outros tempos e de outros povos - seja em Troia ou em Coimbra, com as ruínas Romanas, no Alentejo, com o Cromeleque dos Almendres ou em Castelo Branco, com o Parque do Barrocal. Sítios não faltam para descobrir com os miúdos.

9. Passear por Portugal a pé
Para muitos, a melhor de maneira de conhecer um lugar é a pé, num passeio que permita explorar todos os cantos e recantos. Com este conceito, empresas como a Caminhando e a Green Trekker organizam diariamente passeios pelo País para conhecer melhor várias regiões.

10. Embarcar num passeio com ciência
Sabia que existem 21 Centros de Ciência Viva em todo o País? Mostram as maravilhas da ciência de forma divertida e dinâmica. Num programa por cidades como Braga, Porto, Aveiro, Constância ou Tavira não deixe de visitar estes centros. Vale muito a pena!

11. Fazer férias numa caravana
Uma das melhores maneiras de conhecer o País, seja no interior ou no litoral, é com a “casa às costas”! Experiencie, em família, uns dias dentro de uma caravana com vários pontos de paragem. A Yescapa oferece mais de 500 veículos em Portugal continental e ilhas.

12. Ouvir e falar mirandês
Se gosta de conhecer regiões históricas com muita tradição viva, então Miranda do Douro é o destino. Aqui, ainda pode escutar o “Mirandês”, apreciar a dança típica da região - a Dança dos Paus - e conhecer a história através de monumentos, museus e aldeias.

13. Entrar numa obra literária
A Rota Memorial do Convento, seguindo as passadas do texto do livro de José Saramago, converte-se em momentos e monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, entre Lisboa e Mafra, passando por Loures. O site disponibiliza vários percursos além de outras informações. Consulte aqui: www.rotamemorialdoconvento.pt.

14. Nadar até ao fundo do oceano em Lisboa e no Porto
Um programa obrigatório para todas as famílias é visitar os dois grandes aquários do País. A norte, o Sea Life Porto possui os maiores e melhores segredos da vida marinha, enquanto, em Lisboa, o Oceanário leva-nos para a riqueza do fundo dos mares.

15. Espreitar o céu noturno em solo Alentejano
Se há algo que intriga crianças e adultos são os segredos do universo. Para apreciar o céu noturno longe da poluição e das luzes, nada melhor que as planícies alentejanas. O Parque de Natureza de Noudar e o Observatório do Lago do Alqueva têm programas específicos para esse efeito.

16. Observar a arte urbana
Por vezes, somos surpreendidos por verdadeiras galerias de arte, em pela malha urbana. A arte urbana é já uma atração em vários países e Portugal não é exceção. Ao visitar uma cidade ou num passeio pela sua localidade esteja atento às obras de arte a céu aberto.

17. Acampar à beira-mar
Um programa a experimentar com os miúdos, caso ainda não o tenha feito, é acampar à beira-mar. Existem vários parques de campismo próprios que vão permitir noites na Natureza e mergulhos matutinos.

18. Atravessar a costa Vicentina de bicicleta
A Rota Vicentina oferece uma rede de percursos dedicada às bicicletas pelos montes e vales da Costa Alentejana. Atletas, principiantes ou famílias encontram aqui várias alternativas entre os mais de 1000 km de trilhos.

19. Conhecer “Sintra do Alentejo”
Atreva-se numa experiência única, na vila de Castelo de Vide, em Portalegre, e contemple a beleza da serra de São Mamede. Passe um fim de semana diferente dentro de muralhas medievais, ao ritmo dos tempos antigos.

20. Imergir no mundo Jurássico
A região da Lourinhã é conhecida como o santuário dos dinossauros em Portugal. É lá que fica o Dino Parque, com réplicas à escala real de monstros pré-históricos. Se ainda não visitou este parque, tem de o fazer. E repetir!

21. Explorar as cascatas do Gerês
O Parque Nacional Peneda Gerês possui os tesouros naturais mais belos do nosso País, como as cascatas ou quedas de água escondidas entre rochas e as paisagens verdejantes. Numa pesquisa pelo Google Maps encontra as maiores.