2020 EM 20 PROGRAMAS

EO 2019 Passeio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Este ano, mais ainda do que nos outros, o convite é para "ir para fora cá dentro" em família. Para ajudar, compilamos as principais atrações das 18 capitais de distrito do País e, claro, Ilhas.

Viana do Castelo, o tesouro do Minho
Num passeio a pé pelas ruas de Viana do Castelo, parta à descoberta da Praça da República, do Museu do Traje, do Santuário e da Basílica de Santa Luzia e das Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia.

Mais de 500 degraus até ao topo de Braga
No centro histórico, encontra a Sé, o Museu dos Biscaínhos, o Jardim de Santa Bárbara e o Palácio do Raio, com mais de 500 anos de história em exposição. O Mosteiro de Tibães e o Museu da Olaria de Barcelos também merecem a deslocação. Termine o dia no ex-líbris da região - o Bom Jesus do Monte.

Vila Real, entre as serras do Douro
A cidade de Vila Real está localizada entre o Alvão, o Marão e o Douro. Não perca o Palácio de Mateus, o Jardim Botânico da UTAD, a Igreja de São Pedro e o miradouro São Leonardo da Galafura. Na volta para casa, dê um pulo à vila de Pinhão, situada nas margens do Rio Douro.

Pelas tesouros de Bragança
Nas artérias da cidade, são muitos os lugares de interesse: o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Museu Militar e o Museu da Terra de Miranda, entre outros. Deambule pelas estradas e aldeias desta região e descubra os tesouros naturais do Parque Natural de Montesinho. Um vislumbre: com as temperaturas mais baixas, a paisagem pinta-se de branco.

Porto, a cidade Invicta
Ao passear pela Foz do Porto dê um pulinho ao Museu do Vinho do Porto, instalado num edifício setecentista à beira-rio. Além dos pontos típicos como a Torre dos Clérigos, há mais para descobrir: o Museu Nacional da Imprensa, a Cadeia da Relação do Porto, o Sea Life Porto e a Casa do Infante.

Aveiro: nos canais da Veneza portuguesa
Desfrute de um passeio, num dos tradicionais barcos moliceiros pela Ria. O Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o Museu de Aveiro, Costa Nova e o Pólo museológico do Navio Museu de Santo André, não passam despercebidos nesta viagem. Se ainda tiver energia não deixe escapar a Quinta da Vista Alegre.

Viseu em tons de mineral
Passeie a pé pelas vielas de Viseu até à zona do Rossio e “perca-se” pelas lindíssimas fachadas. Viaje no moderno funicular e, chegando ao cimo, duas visitas são obrigatórias - a Sé e o Museu Grão-Vasco. No Monte de Santa Luzia, encontra uma vista privilegiada e o Museu do Quartzo.

Guarda, a cidade mais alta de Portugal
Percorra as ruas medievais da Guarda, visite a Sé, o Museu da Guarda e o bairro Judeu. A rota dos 20 Castelos faz parte de um programa pela cidade. Nos arredores, não faltam localidades e atrações para descobrir - o Parque Arqueológico de Foz Côa e as pequenas cidades de Trancoso, Almeida, Sabugal e Belmonte.

Coimbra de amores e de estudantes
Na Baixa, prove os pastéis de Tentúgal, caso não lhe sobre tempo para visitar a vila com o mesmo nome. Vá até ao Paço das Escolas, que inclui a Biblioteca Joanina, a Torre da Universidade e a Via Latina. Descubra o Museu Monográfico de Conimbriga e as ruínas da cidade romana. Mesmo ali ao lado, em Condeixa-a-Nova, conheça o museu PO.RO.S.

Castelo Branco entre planícies e serraduras
Na capital da Beira Baixa comece o dia pelo castelo e desfrute da paisagem sobre a cidade, Espanha, Alto Alentejo e serra da Estrela. Visite o Museu Manuel Cargaleiro ou o Centro de Interpretação do Bordado. No centro encontra um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Jardim do Paço Episcopal.

Leiria: do mar ao pinhal
Descubra os tesouros de Leiria, com uma visita ao castelo, ao Museu da Imagem em Movimento e, se tiver tempo, à estação de comboios. No final do dia, siga até S. Pedro de Moel, uma povoação em forma de concha, onde o mar e o pinhal dão um ar de repouso. Depois, vá a pé até ao Farol do Penedo da Saudade.

O Tejo é alma, Santarém o coração
Santarém é um miradouro privilegiado para o Ribatejo, aproveite. O ponto de encontro desta cidade começa no Jardim das Portas do Sol. Siga pelo Centro de Interpretação UrbiSacallabis, Torre do Relógio, Igreja de São João do Alporão, Praça Sá da Bandeira e Convento de São Francisco.

Portalegre e as vilas de contos de fadas
Portalegre convida a percursos pedestres na Natureza e à descoberta do património histórico. A Sé Catedral, o Castelo e a Casa-Museu José Régio têm de fazer parte do itinerário. No distrito, encontra algumas das mais bonitas vilas: Marvão, Castelo de Vide, Crato, Alter do Chão ou Elvas, por exemplo.

Lisboa, menina e moça
Propomos um dia pela Lisboa bairrista. O Museu do Fado não tem de ser exclusivo para turistas. Explore o bairro típico de Alfama e continue o caminho até à Sé. É altura de descer à Baixa para tornar a subir no elevador de Santa Justa. Chegados ao topo de mais uma colina, visite o Museu Arqueológico e as Ruínas do Convento do Carmo.

Setúbal: uma história de amor entre a Arrábida e o Sado
Setúbal tem rio e mar para deliciar as vistas. Na Serra da Arrábida, visite a Quinta de Alcube, o Convento, as praias do Portinho ou deslumbre-se com a paisagem paradisíaca. Visite a marina e, no mar, embarque a bordo do ferry que liga a cidade a Troia. É nele que pode ter a sorte de ver os golfinhos. Em Troia, não há como não visitar as ruínas.

Évora do templo Romano
A poucos minutos de Évora, siga a seta no sentido do Cromeleque dos Almendres. Já na cidade, a melhor forma de conhecê-la é andar pelas suas ruas. Mas há lugares obrigatórios - a Sé, o Museu de Arte Sacra, o Templo de Diana, a Capela dos Ossos e o Museu do Brinquedo. Pelo caminho, pare no Alqueva, na nova Aldeia da Luz e no castelo de Monsaraz.

Beja: Alentejo de história
Numa cidade repleta de história, monumentos, igrejas, conventos e museus são uma constante presença. A Torre de Menagem do Castelo, a Igreja de Santiago, a Sé, a Igreja de Santo Amaro e a Praça da República fazem frente a qualquer centro histórico.

Faro moderno e dos Mouros
Faro tem propostas para um programa longe da praia. Junto ao centro histórico, descubra a arquitetura da cidade e as ruas comerciais. Num passeio pela Alameda João de Deus encontra um ringue de patinagem, pássaros tropicais e a bela fachada árabe da biblioteca municipal.

Açores: um jardim no oceano
Numa visita aos Açores, na impossibilidade de ver as nove ilhas, visite a S. Miguel. Os passeios às lagoas são inesquecíveis. Explore as plantações de chá, a Ermida da Senhora da Paz, a piscina do Parque Terra Nostra, as Furnas ou as estufas de ananases. No Nordeste, assista ao nascer do Sol no Miradouro Ponta da Madrugada - é de cortar a respiração!

Madeira, a pérola do Atlântico
Guarde um dia da viagem para caminhar pelo interior da ilha. Já no Funchal não deixe de visitar o Núcleo dos Dragoeiros das Neves, o Jardim Botânico da Madeira e dar um mergulho nas piscinas naturais de Porto Moniz. Se não tiver medo de alturas, desça até a Fajã dos Padres.