FINS DE SEMANA EM CASA: MIL E UMA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA FAZER COM OS MIÚDOS

EO 2020 Em Casa
  • slider

Portugal voltou a entrar em Estado de Emergência e, para os próximos dias, antevêem-se muitas restrições que limitam o quotidiano das famílias. Assim, dizemos-lhe tudo o que pode e não pode fazer este mês bem como sugestões para se divertir em casa com os miúdos.

As maiores restrições anunciadas aplicam-se a Portugal continental (veja aqui que medidas). Há algumas exceções para as pessoas que têm de ir trabalhar ou que têm de sair por motivo de urgência.

Além disso, o teletrabalho passa a ser obrigatório sempre que possível, eventos ou celebrações devem ter um máximo de cinco pessoas e é dever cívico de recolhimento domiciliário.

ESTAMOS EM CASA O QUE VAMOS FAZER?
As escolas continuam abertas o quer dizer que durante a semana a rotina dos miúdos deve manter-se bastante igual, mas no fim de semana as famílias têm mais tempo dentro de casa e para manter miúdos e graúdos ocupados durante a tarde deixamos algumas sugestões que deve ter em conta:

FILMES & TV
Ficar em frente ao ecrã, principalmente em dias frios, sabe sempre bem e acompanhados por um balde de pipocas ainda melhor! Se aí por casa os miúdos forem mais de séries estejam atentos ao Cartoon Network, porque há muitas novidade pelo canal. Também no Nickelodeon bem como no Canal Panda há novidades que vão manter os mais novos presos ao ecrã.

Na RTP Zig Zag também encontra disponível toda a série de Peanuts. Um clássico!



Se o que está a pensar é num bom serão de 1h/2h então o Video Clube da Zero em Comportamento tem bastantes opções para toda a família. Também outras plataformas de streaming como a Filmin ou a mais recente Disney+ prometem ser bons aliados para estes dias.

Se a dúvida é escolher o filme veja a nossa lista de 15 filmes para ver em família – desde clássicos, passando pela animação, aos intemporais.

JOGOS TRADICIONAIS PARA FAZER DENTRO DE CASA
Farto de estar no sofá? Os miúdos precisam de descarregar energias? Não se preocupe há cinco jogos tradicionais que vão puxar por si e pelos miúdos, a nível físico ou psicológico, em que não precisa de muito espaço e pode fazer dentro de quatro paredes.

Caça ao tesouro
Corte vários pedaços de papel e em cada um coloque uma determinada quantidade de pontos. Esconda os vários pedaços de papel pela casa e dê aos jogadores entre um e dois minutos para encontrar o maior número possível. O jogador com a pontuação mais alta vence.

Berlindes
Tire a sua antiga coleção de berlindes da gaveta. Com um giz desenhe um círculo no chão ou faça-o com uma corda se estiver em casa. Escolha um berlinde e coloque 5 a 10 no centro do círculo. O jogador tem que “atirar” o seu berlinde com o polegar, tentando empurrar o máximo de berlindes para fora do círculo.



Dança das cadeiras
Cenário do jogo: várias cadeiras dispostas em roda, menos uma do que o número total de participantes. Quando a música começa a tocar, os jogadores dançam à volta das cadeiras. Quando o som baixa, todos se tentam sentar. Quem ficar de pé perde e sai do jogo. Ganha quem conseguir chegar ao final.

Telefone estragado
Forme uma linha com um mínimo de quatro participantes. Um jogador diz uma frase ao ouvido da pessoa ao seu lado, de modo que os outros participantes não escutem. Quem ouviu o segredo tenta então repetir o que ouviu ao próximo e assim por diante até chegar ao último, que deve contar o segredo em voz alta.

O Jogo da Carica
Desenhe no chão uma pista, com partida e chegada, no formato que desejar. Depois, os jogadores têm de conduzir as suas caricas com o impulso dos dedos até à meta sem sair das linhas definidas inicialmente. Ganha quem chegar primeiro.

APLICAÇÕES E JOGOS
Quer deixar por alguns momentos os miúdos jogarem no tablet ou no telemóvel? Também temos sugestões para descarregar!

Cartoon Network GameBox
Marcar golos, derrotar os vilões, saltar de montanhas e arranha-céus, colecionar emblemas e power ups é no Cartoon Network GameBox.

Escape In
Através da aplicação pode também fazer um escape game sem sair do sofá e em qualquer parte do mundo! Há jogos para toda a família, desde miúdos a graúdos, e cada jogo foi construído para uma faixa etária diferente, com níveis de dificuldade ajustados a cada idade e em qualquer um deles pode jogar sozinho ou em equipa.



Earth Speakr
O Earth Speakr é uma nova plataforma artística interativa que convida as crianças a falar pelo planeta e os adultos a ouvir o que têm a dizer. A obra de arte usa realidade aumentada e inclui uma aplicação gratuita e um site interativo, disponível em 24 idiomas e acessível em todo o mundo.

Art Filter
E se pudesse aprender sobre a história da Rapariga com Brinco de Pérola enquanto está a usar os seus brincos? Ou que tal colocar um capacete japonês para o transportar até ao tempo das tradições Samurai? O utilizador pode usar o "Art Filter" na aplicação Google Arts & Culture de forma a tornar-se numa obra de arte ou para experimentar artefactos icónicos que estão guardados em segurança nos museus. Filme um vídeo ou tire uma fotografia a si próprio para se transformar num autorretrato de Van Gogh, Frida Kahlo, na famosa Rapariga com Brinco de Pérola, ou poder ostentar um tradicional capacete Samurai, bem como um fantástico colar do Egito Antigo.

ATIVIDADES DIY
Os miúdos aí em casa são criativos e engenhocas? Então ponha-os a trabalhar com atividades manuais para criar e recriar:



Dias Funtásticos com a Nesquik
"Dias Funtásticos" é a iniciativa desenvolvida por NESQUIK na sua página de Facebook, que promete levar muita diversão à casa das famílias com pequenas atividades manuais explicadas passo a passo. A criatividade e a imaginação vão ser exercitadas. Desde plantar um abacateiro a reutilizar uma lata NESQUIK, as opções são muitas.

Mãos à obra com a Rosa Pomposa
Durante os meses de março e abril a Estrelas & Ouriços e a Rosa Pomposa lançaram diferentes desafios de DIY para fazer casa. Os desafios continuam a ser pertinente e merecem uma tentativa. Será que os consegue fazer todos?

Molduras para fotografias fáceis de fazer
Molduras com palitos de gelados, molas da roupa ou fita adesiva, não faltam ideias para colocar as fotografias de família. Conheças aqui as nossas cinco sugestões.

Plasticina caseira em cinco minutos
Plasticina é uma palavra mágica para as crianças. Conseguem passar horas agarradas a esta massa de modelar, dando asas à imaginação e materializando os pensamentos que têm na cabeça. Descubra como fazer plasticina sem sair de casa em cinco minutos.

RECEITAS
Os mini-chefs vão entrar em ação com receitas bem docinhas!

Múmias de Salsicha
Este é um snack que vai desafiar a imaginação dos miúdos e vai ser bastante divertido de fazer. O melhor? É fácil e rápido!

Palmo de iogurte
Normalmente, os bolos são o chamariz perfeito para os miúdos irem para a cozinha, por isso tente com eles a receita de palmo de iogurte e deixe as crianças rapar a taça ou lamber os dedos, faz parte!



Tarte de iogurte grego e oreo
Experimente esta tarte de iogurte grego, leite condensado e Oreo, de comer e chorar por mais!

Pizza de fruta
Uma receita fácil, simples e muito saborosa que vai fazer com que os seus filhos se apaixonem verdadeiramente por fruta.