BOM DIA, SR. MARQUÊS!

EO 2017 Região de LisboaPatrimónio
  • slider
  • slider
  • slider

Em Oeiras, junto à Ribeira da Lage, ergue-se com toda a majestade o belíssimo Palácio do Marquês de Pombal. Fica na não menos bela quinta de recreio da família Pombal. Já lá foi alguma vez? Não!? Nem sabe o que perde!

O espaço do Palácio do Marquês de Pombal é um passeio “obrigatório” para quem gosta de visitar espaços bonitos e cheios de história. As suas salas e seus terraços são uma agradável surpresa, tal como os maravilhosos tetos decorados com pinturas e estuques. Estamos perante um edifício e uma quinta que são um verdadeiro tesouro.

E como se não bastasse a visita a este espaço pode ser um momento especial. O segredo está no programa “Aos Sábados no Palácio” que acontece todos os segundos e últimos sábados de cada mês. Através de atividades diversificadas dá a conhecer os espaços do palácio de uma forma divertida. Para isso há vários programas. O difícil é escolher um. São gratuitos mas é necessária uma inscrição prévia, não se esqueçam!

A “Visita Encenada - Histórias em Cena”, é talvez o mais apelativo. Trata-se de uma visita inspirada na história do Marquês de Pombal e nas suas vivências nesta casa. É lá que vamos conhecer Jocelina, uma zelosa e faladora criada que nos abre as portas do palácio para uma visita pelas suas mais bonitas salas, contracenando com outras personagens que revelarão alguns aspetos da realidade histórica, cultural e quotidiana do século XVIII.

Outro programa que merece destaque neste “Aos Sábados no Palácio” é o que nos revela “A Vida de Josefine”. Trata-se de uma miniópera que conta a história de uma cantora de ópera que chega ao Palácio iludida pelo noivo. Josefine fala num português influenciado pelos países por onde viajou, sempre na esperança de encontrar o seu amado. As pessoas com quem se cruza ajudam-na a desvendar a sua história.

Bonito, não é? Vamos mas é marcar já uma visita ao Palácio do Marquês de Pombal e descobrir esse tesouro que existe em Oeiras.