5 DESTINOS PARA VER A AURORA BOREAL

EO 2021 Sugestões
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Quem já viu, afirma que é um dos mais incríveis fenómenos da Natureza. Apesar de serem imprevisíveis, existem alguns locais onde há maior probabilidade de ver auroras boreais ou as “luzes do norte”. É nesta área do globo terrestre que, no inverno, se assistem a estes fenómenos, mas não só. O sol da meia-noite, no verão, também é encantador.

ISLÂNDIA
Além de inúmeras maravilhas naturais, como vulcões, cascatas, praias de areia preta ou geiseres, a Islândia conta também com grandes espetáculos de auroras boreais durante o inverno. A ilha não é muito grande e, por isso, na capital, Reykjavik, é possível contemplar o fenómeno. Próximo de Reykjavik, o Parque Nacional de Pingvellir é dos melhores locais para observar o espetáculo natural de luzes.

NORUEGA
No norte da Noruega, a cidade de Tromso vê com frequência as auroras boreais que chegam com os dias frios do inverno, mas também a pequena cidade de Alta é um excelente ponto de observação. Aliás, carrega a alcunha de “a cidade das auroras boreais”, já que no final do século XIX montou o primeiro observatório do mundo.

FINLÂNDIA
Com temperaturas extremamente negativas durante o inverno, no norte da Finlândia, o hotel Aurora Chalet tem um serviço especial - “Alarme de Auroras”, que toca quando o espetáculo de luzes coloridas aparece no céu. Já com o céu claro, é possível avistar o fenómeno na cidade de Nellim, com o lago Inari como pano de fundo. O hotel Igloo Village Kakslauttanen também é uma excelente opção para apreciar a aurora boreal especialmente dentro de um iglu de vidro.

ALASCA
Durante os meses de inverno, o céu do Alasca, nos Estados Unidos da América, ganha vida e cor. Para ter as melhores condições possíveis para observar o fenómeno longe da luminosidade das cidades, o ideal é viajar para áreas remotas como o Parque Nacional de Denali. Se preferir ficar perto da civilização a melhor opção é a cidade de Fairbanks que se encontra perto do Círculo Polar Ártico. Mesmo assim, escolha zonas distantes do centro, que oferecem uma vista livre para o horizonte.

GRONELÂNDIA
Apesar da sua gigante dimensão, a maioria do território da Gronelândia é puro gelo, o que faz deste um destino ideal para aventuras e para “encontrar” auroras boreais. Apesar do fenómeno estar presente em praticamente todo o território, os lugares mais acessíveis encontram-se no sul e no leste da ilha, em localidades como Kulusuk, Tasiilaq e Ammassalik. Outro fenómeno interessante de assistir é o sol da meia-noite, no verão.