UM PROGRAMA PARA CADA RESOLUÇÃO DE ANO NOVO

EO 2021 Especial Ano Novo
  • slider

Com a chegada de 2022, surge a tradição de formular algumas resoluções para começar a nova etapa em grande.

Normalmente, as boas intenções amontoam-se, acabando por ser reutilizadas no ano seguinte. Mas, desta vez, vai ser diferente. Para cada proposta, há um plano, pronto a ser vivido na companhia de quem lhe é mais próximo.

1 - Conhecer lugares novos
Uma proposta clássica para o novo ano é viajar. Se pretende aventurar-se além-fronteiras, Espanha pode ser uma excelente alternativa. Existem muitas regiões a um saltinho do nosso país que davam uma boa viagem de carro em família. Córdova, uma cidade considerada Património da Humanidade com monumentos de influência muçulmana, está à sua espera! Ou até mesmo Mérida, capital da comunidade autónoma da Extremadura, repleta de património romano para descobrir. Está na hora de se fazer à estrada.

2 - Passar mais tempo em família
No meio das obrigações quotidianas, por vezes esquecemo-nos de abrandar um pouco e dedicar tempo à família. Estar ao lado dos filhos pode ser feito de várias maneiras, consoante as preferências de cada um. Da nossa parte, fica uma sugestão que pode ser experienciada por famílias de todos os pontos do país. Portugal alberga 19 Centros de Ciência Viva, com muitas atividades lúdicas para descobrir. Do Minho ao Algarve, leve os mais novos a desvendar os segredos mais bem guardados da ciência.

3 - Ler mais
Ler é uma excelente maneira de passar o tempo, que facilmente acaba perdido no meio da azáfama dos ecrãs. Em família, é possível reavivar este hábito! Espalhadas por Portugal, estão estacionadas curiosas bibliotecas itinerantes, prontas a receber os transeuntes entre as suas estantes. Apoiando o projeto, pais e filhos podem desafiar-se a ler livros e a trocar impressões sobre os volumes. Consulte o diretório Nave Voadora para descobrir a biblioteca mais próxima de si.

4 - Ser solidário
Não há melhor maneira de começar o ano com o pé direito do que a ajudar os outros. Fazer voluntariado ou apoiar uma instituição são formas de contribuir para boas causas e ensinar aos mais novos o valor da solidariedade. A The Big Hand é uma organização sem fins lucrativos que promove o bem-estar de crianças a viver em condições desfavoráveis em Moçambique. Ao apadrinhar uma criança, enviando-lhe uma pequena quantia monetária, pode vê-la crescer mais feliz e com melhores condições de vida.

5 - Ter um estilo de vida mais saudável
Respirar ar puro, exercitar e comer melhor são os pilares de um estilo de vida saudável. Apesar dos receios de muitos, estes objetivos não têm de ser intimidantes, especialmente se forem alcançados ao lado de bonitas paisagens. Por todo o país, existem paisagens protegidas, perfeitas para uma caminhada. O nosso destaque vai para a Praia da Ribeira, em Macedo de Cavaleiros. Entre percursos pedestres e amplos cursos de água, nunca foi tão fácil manter a forma!

6 - Fazer programas culturais
A cultura encontra-se em cada esquina de Portugal. Um monumento a que o olhar já se habituou pode esconder um excelente plano cultural. É o caso do Castelo de S. Jorge em Lisboa, que recebe a exposição “Sonho de Inverno”, assinada pelo realizador João Botelho. Além de contemplar a capital de cima, pode disfrutar de uma viagem repleta de luz, som e várias projeções. Marque já na agenda para visitar a partir de dia 18 de janeiro.

7 - Provar novos sabores
Variar nos sabores traduz-se numa ótima maneira de abrir horizontes no novo ano. Ainda mais se o fizer na companhia de uma vista desafogada! Em Portugal, são inúmeros os castelos, cujas lendas e História vale a pena conhecer. Nas suas imediações, é também possível disfrutar de uma excelente refeição. A Tasca do Zé Tuga, junto ao Castelo de Bragança, o Café Castelo de Silves e a Pousada do Castelo em Óbidos são apenas alguns exemplos da diversidade gastronómica espalhada pelo país.

8 - Fazer alguma coisa pela primeira vez
2022 merece ser um ano de estreias. De sonhos por realizar a experiências novas que pareçam interessantes, lembre-se que não vale a pena deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Mesmo à saída da capital, encontra-se o EVOA, uma incrível experiência de observação de aves no seu estado selvagem. Na Reserva Natural do Estuário do Tejo, há espaço para se deixar encantar pelos animais, aprendendo mais sobre a sua migração, hábitos alimentares e comportamentos. Leve os mais novos a viver momentos únicos!

9 - Despertar a criança que há em si
O tempo não volta para trás e o mesmo se aplica à infância. Todavia, há um lugar onde miúdos e graúdos estão em pé de igualdade. Viaje até Coimbra e descubra o Portugal dos Pequenitos! Neste lugar, a magia da infância toma a forma de miniaturas de casinhas e monumentos que se tornaram imagens de marca do território nacional. Índia e Macau são também algumas das regiões representadas ao longo do parque. Assim se faz um Portugal à medida dos pequenitos.

10 - Investir nos "faça você mesmo"
Os trabalhos manuais são conhecidos por aliviar o stress e estimular a imaginação. Há quanto tempo é que não deixa a criatividade fluir com a ajuda da tesoura e da cola? No dia 30 de janeiro às 10.30h, o Museu da Marioneta abre as suas portas para receber uma “Manhã Criativa”. Barong, o maior protetor de Bali, renasce para servir de mote à criação de uma máscara surpreendente, inspirada em vários animais. Combinar os “faça você mesmo” com a descoberta de tradições centenárias, nunca foi tão fácil!

11 - Reduzir o stress
Tirar tempo para si vale sempre a pena. A pensar naqueles que preferem sair da rotina nos tempos livres, propomos uma sessão de relaxamento na companhia de um baloiço! No cimo do monte ou nos arredores da aldeia, surgem, a pouco e pouco, vários baloiços, onde pode admirar as vistas enquanto dá às pernas. Áreas como Sebolido, Seixo da Beira e Vacariça já oferecem esta atração. Uma excelente forma de reduzir o stress, recomendada para adultos e crianças.

12 - Ser mais aventureiro
Viver a vida ao máximo implica uma dose saudável de adrenalina. Contemplar o alto das montanhas ou descidas íngremes de rios não têm de ser atividades fora do alcance das famílias. Em Ribeira da Pena, o Pena Aventura Parque disponibiliza estas e muitas outras peripécias, adaptadas a diferentes faixas etárias. Nos 16 hectares de propriedade, os visitantes estão convidados a sentirem-se em liberdade, divertindo-se em terra, no ar ou na água. Faça toda a família voar com este programa!

Feliz Ano Novo!