VIAJAR ATÉ À ÉPOCA MEDIEVAL

EO 2019 SilvesPasseio2ª a Dom.: Até 31 Ago.: 9h-22h, 1 Set. a 15 Out.: 9h-20h, 16 Out. a 31 Mai.: 9h-17.30hM/02,80€
  • slider
  • slider

O Castelo de Silves é uma das mais notáveis obras de arquitetura militar deixada pelos árabes. Esta fortificação situa-se no ponto mais elevado da colina da cidade e é o maior castelo da região algarvia.

Quando entra no castelo, junto à entrada principal, é convidade a entrar pela escultura em bronze representativa do rei D. Sancho I, monarca que em 1189 conquistou pela primeira vez, com o auxílio dos Cruzados, a cidade de Silves aos árabes.

O acesso a esta alcáçova faz-se através de uma porta dupla com átrio, ladeada por duas das onze torres que ligam um caminho da ronda com a extensão de 388 metros lineares, constituindo esta formação um importante sistema defensivo. Na zona norte da muralha, encontra um acesso secundário, designado como Porta da Traição.

No interior do Castelo encontra vários elementos dignos de registo, dos quais se destaca o Aljibe – grande cisterna de planta retangular que abastecia de água parte significativa da cidade.

Outro elemento que pode encontrar é a Cisterna dos Cães, um imenso poço com mais de 40 metros de profundidade do qual foram retirados, em trabalhos arqueológicos efetuados, diversos fragmentos de cerâmicas medievais, nomeadamente alcatruzes do período de ocupação islâmica.

Próximo deste poço existiam silos onde, aproveitando a frescura do subsolo, se guardavam cereais recolhidos dos muitos tributos que os poderes, muçulmanos ou cristãos, lançavam sobre os esforçados produtores. Assim se guardavam durante anos prolongando a resistência e autonomia desta fortaleza militar.

Nesta visita, aproveite e dê uma caminhada pelas largadas muralhas de pedra de areia que convidam a apreciar a belíssima paisagem panorâmica.

Anualmente, no mês de agosto, o Castelo recebe a Feira Medieval.

Fotografias: Câmara Municipal de Silves