ORIGINAL DA IDADE DO FERRO

EO 2020 Sanfins de FerreiraPasseio3ª a Sáb.: 9.30h-17hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Citânia de Sanfins é uma das mais importantes estações arqueológicas da cultura castreja do noroeste peninsular. Povoado fortificado da Idade do Ferro, romanizado, aqui se encontram preocupações medievais e modernas. Com uma área superior a 15 hectares, cercada por várias linhas de muralhas, a sua malha interna mostra uma organização com mais de 150 construções.

Situada num planalto, numa posição ci­meira que lhe conferia uma grande segu­rança face às invasões, é hoje um dos prin­cipais testemunhos da cultura castreja do noroeste peninsular, encontrando-se a decorrer o processo de candidatura dos castros a Património Mundial da Unesco.

As escavações efetuadas deixaram à descoberta uma cente­na e meia de habitações de planta circular e quadrangular, agrupados em cerca de 40 conjuntos de unidades familiares.

Aqui, pode visitar uma reconstrução de uma destas unidades familiares como o páteo ou rua, casa principal com anexo ou vestíbulo bem como uma casa circular de apoio e todo um conjunto de anexos que funcionariam como locais de armazena­mento, bem como para recolha de animais – ovinos, caprinos, bovinos e cavalos.