NAS PROFUNDEZAS DA ILHA

EO 2019 Angra do HeroísmoPasseio2ª a Dom.: 14h-18hM/68€
  • slider
  • slider
  • slider

O Algar do Carvão é uma cavidade vulcânica classificada como Monumento Natural, situada no interior da caldeira do Guilherme Moniz. Quem visita a Ilha Terceira não pode deixar de fazer este mergulho literal nas profundezas na terra.

A grande erupção, conhecida como “do Pico Alto”, que ocorreu a norte do aparelho vulcânico do Guilherme Moniz, já existente, derramou as suas lavas a grande distância. Mais tarde, uma nova erupção, desta vez basáltica, rasgou o solo e iniciou um processo que levaria à formação de um vulcão estromboliano – O Pico do Carvão.

Na sua fase final o magma desceu para o interior das condutas mais profundas e da câmara magmática, dando origem à formação do Algar propriamente dito.

Este destino oferece uma experiência única ao mundo vulcânico. O complexo possui a infraestrutura básica para a segurança dos visitantes, como iluminação artificial e placas de sinalização.

Obs.: É possível visitar o Algar do Carvão durante todo o ano, quer na época baixa, com aberturas semanais com dias fixos e quer na época alta, com aberturas diárias.