IGREJA E MONUMENTO DO DOURO

EO 2020 PortoPasseio2ª a Dom.: 9h-19hM/07,50€
  • slider

A Igreja do Convento de São Francisco, situada no coração da zona histórica da cidade do Porto, foi classificada como monumento nacional em 1910 e património mundial pela Unesco em 1996.

Este é um dos monumentos religiosos mais importantes da cidade do Porto que foi sucessivamente enriquecida, sendo hoje considerada um dos mais ricos e belos repositórios de talha dourada de Portugal.

O que mais surpreende neste edifício é a riqueza barroca dos revestimentos a talha, trabalhados desde o século XVII a meados do século XVIII, a demonstrar o trabalho excecional dos entalhadores portuenses.

Constituída por três naves e cinco tramos, uma das suas particularidades é o contraste da ornamentação luxuriante das talhas com a austeridade da estrutura gótica.

Apesar disso, foi inicialmente construída em estilo românico, mas em 1833, um incêndio destruiu o antigo claustro, uma parte da Igreja e o portal. Atualmente, o único elemento da fachada primitiva que ainda existe é a rosácea (símbolo da Rosa Fortunae).

Mais informações: Site