DE FRENTE PARA O MAR

EO 2021 CascaisPasseio4.ª a Dom.: 14h-12hM/04€
  • slider

O Palácio dentro da Cidadela de Cascais é a residência de verão do Presidente da República.

Em 1870, Cascais perdera já a sua importância estratégica na defesa da costa de Lisboa, D. Luís (reinado: 1861-1889) adaptou a antiga casa do governador da Cidadela a residência de férias, libertando-a da sua função militar.

Em 1882 foi construído, junto ao passeio Príncipe Real D. Luís Filipe – assim denominado desde 1896 – o primeiro marégrafo português. A partir de 1896, D. Carlos dedicou-se ao estudo dos oceanos, através de campanhas oceanográficas no iate Amélia, tendo instalado na Cidadela o primeiro laboratório de biologia marítima português.

Com a proclamação da República, em 1910, o Palácio passou a depender da Presidência, tendo sido utilizado por diversos Chefes de Estado. Cinquenta anos depois de ter sido desativado, o Palácio da Cidadela de Cascais, abriu ao público a 23 de novembro de 2011.

Com a sua abertura ao público, este monumento e espaço de cultural ganhou uma programação regular de visitas guiadas, exposições temporárias e iniciativas como conferências, seminários e lançamentos de livros.